Ciro e  André estão fechados até sobre a possibilidade de abertura de um processo de expulsão de Cid Gomes do partido. Foto: Reprodução 

A executiva nacional do PDT está toda no Rio de Janeiro, para o encontro na tarde desta sexta-feira (27), quando será tomada uma posição em relação à disputa pelo comando do partido no Ceará, travada entre o senador Cid Gomes, atual vice-presidente estadual, e o deputado federal André Figueiredo, presidente do diretório estadual. Os próprios aliados de André, atualmente presidente nacional  interino, por conta da licença de Carlos Lupi, por ser ministro da Previdência no Governo Lula, não têm ideia da decisão que será tomada no encontro desta tarde no Rio.

Do Ceará, mesmo sem integrarem a cúpula nacional da sigla, vários filiados do partido foram para o Rio de Janeiro, apoiando os seus líderes, Cid Gomes e André Figueiredo, além de integrantes do comando do partido, como Ciro Gomes e Roberto Cláudio. Os dois grupos terão reuniões informais no curso desta manhã de sexta-feira (27), e os aliados de André Figueiredo terão uma última reunião no fim da manhã no apartamento de Carlos Lupi, juntamente com os assessores jurídicos, de onde sairão para a reunião oficial na sede do partido, a partir das 14 horas.

Ciro Gomes, tem evitado manifestação pública, por causa do irmão Cid, mas já antecipou sua posição favorável a André Figueiredo. Ele não quer conversa com Cid, desde o ano passado, quando romperam politicamente e familiarmente, por conta das eleições do ano passado, quando Ciro defendia a candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Estado e Cid era contra. Os dois se tornaram inimigos, por isso Ciro está ao lado de Carlos Lupi e André Figueiredo, até mesmo se for para abrir um processo de expulsão de Cid do partido.