Dra. Silvana defendeu a vida desde sua concepção citando textos bíblicos na tribuna. Foto: Reprodução/ ALECE

Na última quinta-feira (14), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), Dra Silvana (PL) juntamente com seu colega de sigla Pastor Alcides Fernandes (PL) teceu duras críticas à ministra Rosa Weber que nesta semana liberou para julgamento a ação que pretende descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gravidez.

Dra. Silvana levou uma miniatura de um feto à tribuna e fez uma apelo à população cristã, que segundo ela, haja em detrimento a febre que está sobre o mundo pela aprovação do aborto. A deputada que faz diversas citações bíblicas expôs seu apoio ao casamento e a geração de filhos.

A parlamentar comentou o relato da sua primeira gravidez, ainda como acadêmica de medicina, e ensejou às mulheres a se tornarem mães: ”Não tenham medo de ter filhos, filho não atrapalhou a minha vida em nada. Não faltou comida, não faltou morada, Deus deu providência de tudo. Eu estimulo as pessoas a terem filhos e se casarem, não deixe o mundo invadir a sua casa com besteira de dizer que não se pode mais se casar para poder enriquecer”.

Questionada pelo Blog do Edison Silva sobre a quantidade de mulheres e manifestos que existem pelo país e pelo mundo à favor do aborto, Dra. Silvana diz que a maioria da população cearense é contra esse ato. ”Eu vou provar com um requerimento que nós estamos fazendo ao STF, vou pedir ao governador [Elmano de Freitas] que libere a base para eu ver aqui quantos deputados são favoráveis ao aborto. Vai ter um ou dois gatos pingados que bota a cara para bater e diz que defende. Vou pedir votação nominal e gostaria que vocês [imprensa] fizessem uma enquete: Quem é favorável ao aborto? E sabe porque isso não ocorre porque sabemos que isso é óbvio, porque a enquete não vai ter nem visibilidade pela baixa adesão”, explanou a deputada.

Cassação de mandato 

Nesta semana o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) negou recurso do prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves, que é presidente estadual do Partido Liberal, contra o juiz do órgão Francisco Érico Carvalho Silveira, e a ação de julgamento contra os quatro deputados (Carmelo Neto, Dra. Silvana, Marta Gonçalves e Alcides Fernandes) do Partido Liberal (PL) fica livre para embargos.

Sobre o assunto Dra. Silvana disse que está tranquila: ”Nunca estive preocupada, primeiro por ter a consciência tranquila e segundo porque aquelas mulheres [candidatas do PL] todas foram votadas. Todas aquelas que entraram contra o partido desejavam o Fundo Partidário e ficaram com raiva partindo para a Justiça”.

Mesmo deixando claro que não é a favor de cotas para mulheres adentrarem na política, Dra. Silvana criticou o fato de se ela e Marta perderem os mandatos adentraram dois homens em seus lugares. ”Eu entendo que a justiça será feita porque não se tem como negar, está tramitando na Câmara Federal uma lei que anistia e que faz a justiça com nós mulheres. Eu fiz quociente, a Marta também, estamos entre as mais votadas do Estado. E tirar duas mulheres para colocar homens é você rasgar a lei que deseja proteger e colocar mulheres no poder. Não por cotas, mas por talento e vocação”, disse Silvana.

Os quatro parlamentares podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso não consigam alterar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Confira trecho da fala da deputada na tribuna ontem (14):