O Programa Yanny Brena é em homenagem a vereadora e eleita Presidenta da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte que faleceu recentemente vitima de feminicídio. Ela era sua irmã. Foto: Reprodução/ Facebook

O projeto (PL 2220/2023) de autoria do deputado federal cearense Yury do Paredão torna obrigatória a utilização de placas em locais públicos e privados de número telefônico destinado a atender denúncias de violência contra a mulher. O texto da placa deverá conter, obrigatoriamente: respeite às mulheres, qualquer tipo de violência, abuso, exploração sexual é crime. Denuncie. Ligue 180.  Para o deputado, divulgar e facilitar o acesso à utilização do número telefônico 180, já existente, deve ser uma iniciativa de todos os cidadãos e cidadãs.

Nesse sentido, o parlamentar argumentou que o serviço telefônico também tem, como um dos objetivos, orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. Além disso, ao ligar para o número 180, as mulheres podem se informar sobre os seus direitos, assim como a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

No mesmo seguimento, ele cria o Programa Yanny Brena, em homenagem a vereadora e presidenta da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte que faleceu recentemente vitima de feminicídio. Ela era sua irmã. “Queremos indicar que o combate a violência contra a mulher é tarefa de todos nós”, afirmou.