O evento, que também recebe hoje (26) o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, contou com a presença do Conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, além de um representante da Cagece. Foto: Reprodução/ Instagram

Nesta segunda-feira (25), foi realizado no Hotel Marquise o seminário “Conexões Políticas: A Importância dos Cabos Submarinos”. O assunto em foco no evento foi a instalação de uma usina de dessalinização em Fortaleza. O evento promovido pela Anatel, contou com as presenças do conselheiro da Agência de Telecomunicações, o cearense Vicente Aquino, alguns deputados federais e estaduais, além de representantes da Cagece.

A construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, embora já devidamente acertada pelo Governo do Estado e o Consórcio responsável pela PPP, tem dado motivo a alguns questionamentos, pelo fato de ser a Praia do Futuro o local de recepção dos vários Cabos Submarinos responsáveis pelo tráfego das comunicações internacionais.

Recentemente, na Assembleia Legislativa cearense, o deputado Sargento Reginauro fez um pronunciamento registrando encontros na Anatel, no Ministério das Comunicações e na área de Segurança do Governo Federal, discutindo a tal usina de dessalinização.

O encontro, prosseguirá no dia de hoje (26),l com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho. No primeiro dia de discussão, os deputados federais André Figueiredo e Danilo Forte, manifestaram suas posições: ”Nós temos o principal entroncamento de cabos submarino, e um dano gerado nessa situação pode corresponder não só a uma ruptura do sistema, como também a uma desqualificação do serviço, com questionamentos de novas empresas, que podem se dirigir para outras regiões, como Pernambuco e Rio Grande do Norte. Nossa preocupação não é empatar o desenvolvimento do Ceará. Temos que acomodar uma situação em que todos possam ganhar. Eu questiono muito o risco”, disse o deputado.