Jair Bolsonaro com o diploma de cidadão honorário, entre o deputado Coronel Sandro e o governador Romeu Zema/ Foto: Luiz Santana / ALMG

ex-presidente da República Jair Bolsonaro recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais na segunda-feira (28), durante Reunião Especial de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). No discurso, Bolsonaro disse não ser fácil ser chefe do executivo, e afirmou que o trabalho é permeado por “ingratidões” e “incompreensões”.

A homenagem foi concedida pelo governador Romeu Zema em 2019. Conforme o decreto com numeração especial nº 300, trata-se de um reconhecimento “pelos relevantes serviços prestados em âmbito federal e estadual, no exercício das chefias de Estado e de governo do Brasil”.

A solenidade foi realizada na ALMG atendendo a um requerimento assinado por 26 parlamentares, que tem o deputado Coronel Sandro (PL) como primeiro signatário. Participaram da cerimônia deputados estaduais e federais e diversos apoiadores de Bolsonaro.

Em seu discurso, o deputado Coronel Sandro elogiou o governador Romeu Zema pela iniciativa da homenagem e defendeu as realizações de Bolsonaro na Presidência da República. “Sei das dificuldades que tens enfrentado com tua família. Mas não esmoreças: quem anda com a verdade não tem nada a temer”, afirmou, dirigindo-se ao ex-presidente.

Bolsonaro elogiou o governador Romeu Zema e agradeceu a homenagem. “Recebo esse título de forma bastante honrosa. A partir de agora, sou oficialmente mineiro de coração”, disse. “Os momentos difíceis de nossa vida, nós conseguimos superá-los com quem realmente nos apoia”, continuou.

O ex-presidente afirmou que seu governo enfrentou dificuldades como a pandemia de Covid-19, a crise hídrica e a guerra da Ucrânia. “Fizemos o que foi possível. De domingo a domingo, raramente eu tinha um momento de folga. Mas, ao longo de quatro anos, deixamos uma marca: passamos a admirar novamente nossa bandeira”, disse.

Bolsonaro afirmou que não é fácil ser chefe do Executivo. “As ingratidões, incompreensões. Por quanto e quanto tempo, naquela mesa lá em Brasília, eu perguntava: ‘Meu Deus, o que eu fiz, qual foi o meu pecado para pagar um preço tão alto?'”, disse.

Por sua vez, o governador Romeu Zema falou sobre as realizações de sua gestão, destacando a regularização dos repasses estaduais para os municípios, a construção de unidades básicas de saúde e a privatização do metrô de Belo Horizonte, que, segundo ele, vai permitir a construção da linha 2 até o Barreiro.

Zema ainda ressaltou o bom relacionamento com o Governo Federal durante a gestão Bolsonaro. “As portas dos ministérios em Brasília estavam sempre abertas. Éramos ouvidos com a atenção de quem quer de fato alcançar soluções”, afirmou. “Nosso trabalho é seguir lutando pelo melhor para os mineiros. Conte sempre com Minas Gerais, presidente”, finalizou.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB). A mesa de autoridades contou também com a presença do ex-ministro da Casa Civil no governo de Bolsonaro, general Walter Braga Netto.

Informações do PL e ALMG