Queiroz Filho questiona realização de seleção já que existem aprovados em concurso a serem convocados. Foto: ALCE

O deputado Queiroz Filho (PDT) cobrou, durante sessão ordinária da Assembleia, nesta quinta-feira (22), a convocação de professores aprovados em concurso público realizado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O parlamentar também realizou uma audiência pública, no período da tarde, com representantes dos concursados, para tratar do tema.

Segundo ele, a audiência, realizada pela Comissão de Educação Básica, vai ao encontro com às reclamações dos aprovados no certame. “Uma boa oportunidade para que possamos ouvir e compreender os pleitos, que eu reputo muito justo, que essa comissão dos aprovados está nos trazendo e cobrando”, pontuou.

De acordo com o parlamentar, são 612 pessoas aprovadas e que ainda não foram convocados. A validade do concurso, no entanto, é setembro de 2023. “É possível que haja, e é um dos pleitos, a prorrogação da validade desse concurso público, a partir de setembro. Mas, o prazo está bem aí. É preciso haver uma programação anterior, para que isso seja possível”.

Fortaleza

Queiroz Filho questionou ainda a pretensão de o Estado abrir uma seleção para contratação de professores temporários, e o porquê não chamar os aprovados no certame de 2018 para preencher essas vagas. “Se fala que não são convocados por questões financeiras. Mas, se há a possibilidade e necessidade de chamar temporários, a gente entende que tem de chamar os concursados”, observou.

Cláudio Pinho (PDT) corroborou com o colega e também cobrou a convocação dos profissionais, visando fortalecer e avançar na educação do Ceará. Em contraponto, ele afirmou que  Fortaleza tem um dos melhores índices de educação, o que reflete a qualidade do ensino da Capital. Ainda segundo disse, o Município possui 600 unidades escolares e 240 mil alunos matriculados, estando “no nível mais elevado da alfabetização na idade certa, pelo oitavo ano consecutivo”.