Ronivaldo Maia posou ao lado de Luizianne Lins em publicação reiterando as reivindicação por políticas públicas efetivas e concretas a população LGBTQIA+. Foto: Reprodução/ Instagram

No último domingo (26), pelas principais capitais do país aconteceu a 22ª Parada pela Diversidade Sexual. Pelo grande público em Fortaleza- CE,  ocorreu grande mobilização da parte da segurança pública do município, bem como a tarifa social no transporte público da cidade. A Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza) disponibilizou 19 veículos para o entorno do evento, que aconteceu na Avenida Beira Mar.

De acordo com a secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, Andre Rossati, a celebração fortalece as políticas públicas para a população LGBTQIA+. Com o tema ”VRAAAHH! Todes nas Lutas por políticas públicas: Por quem se foi, por quem está e por quem virá”, o evento contou com serviços de saúde, shows artísticos e feira empreendedora.

A deputada federal Luizianne Lins (PT), foi uma das que comandaram o palanque de um dos trios elétricos que estavam no manifesto. Em seu discurso a petista disse que ”não faz parte da reguazinha pequena que faz parte do lado de lá. Nós fazemos parte de nossa massa de homens e mulheres livres e iguais que querem transformar o mundo pra melhor! O mundo pertence a quem ama, a quem tem fé, e quem verdadeiramente se solidariza o outro”. Com o tom político, já voltado a campanha eleitoral para Prefeitura de Fortaleza de 2024, Luizianne encerrou sua fala ”Viva a população LGBTQIA+, Viva o Ceará, Viva Fortaleza! Vamos companheirada”.

Deputados estaduais e vereadores marcaram presença na festividade. Em suas redes sociais a deputada Larissa Gaspar (PT) disse que existir é um direito de todes: ”a gente exige respeito a todas as formas de existir e amar. Vem com a gente nessa luta por direitos para todas as pessoas LGBTQIA+”.

Seu colega de agremiação, deputado estadual Guilherme Sampaio também esteve presente no ato. ”Eu desde 2005, no primeiro mandato de vereador participo da parada. Eu já vi aprovarmos muitas conquistas, fui autor da Lei que garante o direito do uso do nome social no serviço público. Fui presidente da primeira Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBTQIA+. Muitas conquistas ao longo desse tempo, mas o nosso país ainda é o mais violento, um dos mais do mundo. Temos que seguir juntos, na luta, nas ruas, no Parlamento, nos Governos”, disse Guilherme. Ele ainda proferiu críticas ao antigo governo e comemorou estar celebrando o evento com Luiz Inácio Lula da Silva na presidência da República.

O deputado psolista Renato Roseno explanou que em suas redes sociais que a ”Parada Pela Diversidade do Ceará mostra que a festa, o amor, a alegria são um ato político. Colorir a avenida Beira Mar é um ato político”. Lia Gomes, deputada estadual pelo PDT, participou do grupo de ”Mães pela Resistência”, que possuiu a logo: ”Queremos nossos filhes vivos!”.

O deputado pedetista Guilherme Bismark publicou: ”Eu tenho orgulho é da luta!”.

O vereador Ronivaldo Maia (sem partido) disse em suas redes que o momento foi de celebrar o amor sem esquecer as causas políticas e sociais que fortalecem a comunidade: ”Foi um momento de celebração, mas também de fortalecimento do debate público em torno das causas da população LGBTQIAPN+”.  O vereador Gabriel Aguair (PSOL), o vereador Júlio Brizzi (PDT) a vereadora Adriana Almeida (PT) e a co- vereadora Louise Santana também marcaram presença no evento.