A senadora Augusta Brito e as deputadas federais do Ceará em atuação na Câmara Federal. Foto: Divulgação

A vereadora Priscia Costa (PL) tomou posse, na manhã desta sexta-feira (30), na Câmara Federal, no lugar do deputado federal Yury do Paredão (PL), que tirou licença para tratar de assuntos pessoais. Com o ingresso da parlamentar, a bancada cearense no Congresso Nacional passa a ter um total de seis mulheres, o maior número da história da nova República.

Mesmo sendo uma sexta-feira (30), dia com pouca movimentação no Congresso Nacional, Priscila recebeu a presença de dois membros do Senado Federal: Damares Alves e o cearense Eduardo Girão.

Em sua fala Priscila agradeceu a sua família, seus filhos, inclusive ao quarto que ainda está no seu ventre, segundo a vereadora, ela é privilegiada por ter tantos apoiadores pessoais e espirituais, além dos 74.773 eleitores que confiaram no seu trabalho: ”Ainda na juventude tentava entender qual seria o meu chamado, e muitas vezes atribuimos a nossa missão de vida a algo que nos dá prazer e eu tenho me levantado também diante daquilo que tem gerado angustia para mim. Ainda temos de alguma forma a chance de tolerar o aborto, a tolerância de legalizar a droga, que destrói a nossa juventude”.

”Subo aqui não com angustia, mas com esperança, em um todo poderoso, em Jesus Cristo, ele está acima de todo o Governo e ele ama a nação brasileira”, finalizou.

Além de Priscila Costa, no início de junho também assumiu mandato na Câmara Federal a vereadora Enfermeira Ana Paula, do PDT, na vaga de Eduardo Bismarck (PDT), que também entrou de licença para tratar de questões particulares. As duas parlamentares se somam às deputadas federais Luizianne Lins (PT), Dayany do Capitão (UB) e Fernanda Pessoa (UB), assim como à senadora Augusta Brito, do Partido dos Trabalhadores.

Essa quantidade expressiva de mulheres na bancada cearense seguirá até o início de outubro, quando Enfermeira Ana Paula deve retornar para a Câmara Municipal de Fortaleza. No lugar dela na Casa Legislativa da Capital cearense está John Monteiro (PDT). Já na vaga de Priscila Costa assumiu o vereador Robério Sampaio.

Quanto ao posicionamento das parlamentares, quatro delas são aliadas do governador Elmano de Freitas (Augusta Brito, Enfermeira Ana Paula, Fernanda Pessoa e Luizianne Lins). Dayany do Capitão e Priscila Costa, por outro lado, são bolsonaristas e devem trabalhar unidas com a oposição.

Confira trecho do discurso de posse de Priscila Costa na Câmara Federal: