Cláudio Pinho é um dos principais aliados do prefeito Sarto na Assembleia Legislativa e encabeçou a defesa da gestão de Fortaleza nesta semana. Foto: ALCE

Pelo terceiro dia consecutivo, aliados do prefeito Sarto na Assembleia Legislativa do Ceará elogiaram ações do gestor na condução da Prefeitura de Fortaleza. A ação dos parlamentares têm como objetivo enaltecer projetos do Governo Municipal e amenizar eventuais ataques, que vez outra, são praticados por ex-vereadores da Capital cearense, principalmentes, os petistas Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio.

Na plenária desta quinta-feira (01), o deputado Cláudio Pinho (PDT) voltou à tribuna do Plenário 13 de Maio dessa vez para destacar programas de geração de emprego em Fortaleza, em especial aqueles voltados para o público feminino. O pedetista salientou a importância, por exemplo, do programa “Costurando o Futuro”.

Segundo ele, o programa tem como objetivo possibilitar a pessoas em situação de vulnerabilidade a utilização de espaços compartilhados e gratuitos em diversos bairros da Fortaleza, com estrutura adequada para quem não tem máquina de costura, proporcionando inclusão produtiva à população, transformando sua arte em renda. Ele voltou salientar que Fortaleza tem se destacando que vem liderando a geração de emprego no Nordeste.

“No setor de serviços, Fortaleza  gerou 2.633 empregos novos, sendo 606 empregos só no comércio. Desde o ano passado a Capital vem puxando os dados de emprego do Ceará para cima. É dessa forma que construímos uma sociedade mais igualitária que pode sonhar em garantir renda para a sua família”, disse.

Como em praticamente todos os seus pronunciamentos, o parlamentar lamentou a relação conflituosa entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado e voltou a defender que as gestões voltem a andar juntas, como foi em administrações passadas recentes. “O que nos resta é continuar trabalhando para que Fortaleza siga crescendo e, inclusive, continue sendo a capital do Nordeste mais procurada pelos turistas”, disse.

Lockdown

O deputado Sargento Reginauro (UB), por outro lado, fez uma avaliação sobre o crescimento do desemprego no Estado do Ceará e atribuiu a atual realidade a medidas que teriam sido adotada pela gestão atenterior durante a pandemia. Bolsonarista, o parlamentar adotou o discurso do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, que era contra as medidas de distanciamento, como o lockdown.

“Quantas pequenas e médias empresas fecharam com a teoria do fica em casa? Hoje temos mais beneficiados com Bolsa Família do que com carteira assinada. E aí corre todo mundo para o mercado informal, mas precisa de investimento, precisa de menos burocracia e, infelizmente, não vemos isso por parte do Governo. O Governo não apoia os empreendedores neste País”, apontou o oposicionista.