A análise da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85 começa na próxima quinta-feira (22), a partir das 9h. Também foram reservadas outras duas sessões para continuidade do julgamento nos dias 27 e 29 deste mês, caso haja necessidade / Foto: TSE

Com o fim do prazo às 12h desta terça-feira (20), a Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 195 profissionais de imprensa credenciados para a cobertura do julgamento da ação em que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e de Walter Braga Netto, candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022. A análise da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85 começa na próxima quinta-feira (22), a partir das 9h. Também foram reservadas outras duas sessões para continuidade do julgamento nos dias 27 e 29 deste mês, caso haja necessidade.

Os ministros devem julgar a acusação de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação supostamente cometidos durante reunião do presidente Jair Bolsonaro com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022.

Jornalistas no Plenário

Diante do número elevado de veículos interessados em participar do julgamento, a quantidade de cadeiras reservadas à imprensa no Plenário foi ampliada. Com isso, todo o bloco de assentos localizado à esquerda da entrada do Plenário será reservado aos jornalistas. Serão ao todo 67 cadeiras em área restrita, e a ocupação dos lugares pelos profissionais será feita por ordem de chegada, sujeita à lotação do espaço.

Dez minutos para imagem

Os fotógrafos terão acesso ao Plenário por dez minutos na abertura do julgamento e, em seguida, poderão ocupar o Auditório II, ao lado do Plenário. No local, haverá um telão com transmissão em tempo real. Não será permitida a entrada de cinegrafistas no Plenário. O TSE irá fornecer o sinal da transmissão para quem tiver interesse.

Confira, abaixo, as principais orientações para o bom andamento da cobertura pelos profissionais de imprensa:

  • A entrada para a cobertura do julgamento é restrita aos profissionais que se credenciaram. O prazo para credenciamento de veículos de comunicação ficou aberto do dia 13 até as 12h do dia 20 deste mês e foi amplamente divulgado no Portal do TSE e nas redes sociais do Tribunal.
  • As credenciais devem ser retiradas na véspera do julgamento, das 12h às 16h, no edifício principal do TSE. Além da credencial, é imprescindível que os profissionais tenham sido credenciados. Os nomes serão conferidos na entrada.
  • O acesso ao térreo do prédio do TSE pelos profissionais cadastrados será permitido a partir das 6h30. A partir das 8h, o acesso, sujeito à lotação dos assentos reservados à imprensa, será aberto ao Plenário.
  • Fotógrafos poderão entrar no Plenário no início da sessão, pelo tempo de dez minutos.
  • Não será permitida a entrada de cinegrafista no Plenário. O TSE fornecerá a transmissão para as emissoras que tiverem interesse.
  • Será permitido transmissões ao vivo do térreo do prédio do TSE e do salão nobre, que fica localizado ao lado do Plenário.
  • É proibido fazer qualquer tipo de imagem e/ou transmissão ao vivo de dentro do Plenário, mesmo por meio de celular.
  • Fotografias e vídeos poderão ser obtidos na internet, respectivamente, por meio das páginas do TSE no Flickre no YouTube.
  • Caso o julgamento da ação continue nos dias 27 e 29 de junho, serão utilizadas as mesmas credenciais distribuídas anteriormente, respeitando-se os limites diários já descritos para cada tipo de mídia e desde que os nomes dos profissionais tenham sido incluídos no formulário de credenciamento até o prazo-limite de 20 de junho.
  • A partir das 9h, será possível acompanhar ao vivo, pelo canal oficial do Tribunal Superior Eleitoral no YouTube, a sessão de julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85.