Sessão plenária. Foto: Reprodução/ Érika Fonseca

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza, da última terça-feira (16), os vereadores usaram o Pequeno Expediente para fortalecer a mobilização local contra o PLV 9/2023, que pretende destinar 5% dos recursos do Sesc e do Senac para investir na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O projeto de lei está previsto ser votado na próxima semana no Senado Federal.

O vereador Lúcio Bruno (PDT) se manifestou: ”os senadores estão querendo tirar quase 30 milhões de reais do Sistema S só aqui do Ceará para repassar para a Embratur. Faço um apelo aos senadores cearenses. Votem não a esse corte de orçamento que vai comprometer o que já existe e o que está para ser ampliado”.

O vereador Emanuel Acrízio (Progressistas) acrescentou o argumento: ”só no Ceará, em 2022 foram 22 mil alunos atendidos pela educação do Sesc. Foram servidas 4 mil refeições no restaurante do Sesc. 99 mil atendimentos odontológicos nas 6 unidades do Caminhão da Saúde da Mulher. Ao todo, o Sesc promoveu 4.390 ações culturais e atendeu 78 mil usuários com atividades lúdicas, 20 modalidades esportivas, entre outras ações”.

Ao final, os parlamentares chamaram os colegas para a mobilização que ocorreu ontem (16), em Fortaleza. Colaboradores, usuários, alunos, professores se juntarão em um ato de apoio às instituições e acontecerá no Mercado dos Pinhões, a partir das 16h.

Investimentos na Educação

O vereador Júlio Brizzi (PDT) usou o seu pronunciamento para destacar o novo programa para a Educação do Brasil anunciado pelo presidente Lula na última semana. ”O Ceará é modelo educacional para o país desde a época do governo Cid Gomes, quando a gente implementou no estado a Educação em Tempo Integral e profissionalizante”.

O vereador Ronivaldo Maia também parabenizou a iniciativa que ocorreu em evento no Ceará. Na ocasião, ele aproveitou para falar da importância do piso da enfermagem, que teve recurso já assinado pelo presidente: “A luta agora é implementar, lembrar as Prefeituras sobre o cumprimento do piso”.

Dia do Assistente Social

Depois de parabenizar a iniciativa do Governo do Estado que vai ampliar o valor do aluguel social das famílias do estado, a vereadora Adriana Nossa Cara (Psol) celebrou o Dia dos Assistentes Sociais, marcado no dia 15 de maio e ressaltou: ”a gente precisa avançar na valorização dos profissionais com o piso salarial, inserir na educação e ampliar os polos de trabalho. Vamos continuar na luta pelo trabalho digno”.

O vereador Iraguassu Filho (PDT) concordou: ”o assistente social é um trabalhador que busca sempre a garantia de direitos, que está no dia a dia dos movimentos sociais, da construção dos institutos, projetos sociais e causas, acima de tudo. Gostaria de registrar todo meu respeito a essa categoria tão importante, tão nobre, e que luta há tantos anos”.

Demandas municipais

O Dr. Vicente (PT) lamentou a morte dos quatro policiais assassinados por um colega de trabalho em Camocim no último fim de semana e sugeriu que o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza investissem em políticas públicas voltadas para a saúde mental dos profissionais da segurança pública.

Luciano Girão (Progressistas) usou o tempo na tribuna para protestar contra o valor cobrado para embarque e desembarque no Aeroporto Pinto Martins: ”a partir de 10 minutos, R$ 20 para deixar ou buscar uma pessoa. Um verdadeiro absurdo. Desde já me somo a todos aqueles que se contraporam à decisão da Fraport, em especial a OAB, que entrou com uma ação”.

Confira a fala de Luciano Girão denunciando riscos no Aeroporto de Fortaleza: 

Confira a fala do vereador Lúcio Bruno (PDT) contra o repasse de 5% a Embratur: 

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza