Dra. Silvana utilizou versículos bíblicos para se defender do processo de cassação no TRE do Ceará. Foto: Miguel Martins

A deputada Dra. Silvana (PL), como esperado, utilizou seu tempo na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (16), para criticar o processo de cassação do seu mandato no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), devido a irregularidades na cota de gêneros praticadas pelo seu partido durante as eleições do ano passado. A  parlamentar fez um discurso no formato pregação de igreja pentecostal e se comparou ao personagem bíblico Jeremias, conhecido entre os evangélicos como “o profeta chorão”.

Silvana criticou as mulheres que fizeram denúncia de irregularidades no processo interno do PL de escolha de candidaturas. Segundo ela, a ação foi feita mais de um mês após o pleito eleitoral, apontando, ainda, que a dupla, chegou a participar do processo eleitoral. Lembrou também que ela e a deputada Marta Gonçalves (PL) foram as deputadas mais bem votadas nas eleições gerais de 2022.

“E se alguém não gosta dos meus discursos, que espiritualizo tudo, tape os ouvidos ou coloque algodão direto. Eu vou usar a palavra que me incentivou e me incentiva o tempo todo. Sou uma profeta neste parlamento. O profeta Jeremias, e aí vai bíblia para vocês. O profeta era conhecido como profeta chorão, mas falava a verdade”, disse. Segundo ela, o personagem bíblico, nos tempos atuais, seria um parlamentar de oposição.

Dra. Silvana aproveitou seu discurso para fazer críticas ao que ela chama de “desvirtualização da família cristã”, que é o casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Jamais um pastor nosso vai conceder a benção para homem que se deita com outro homem. Essa voz incomoda porque diz isso. Quem muda estação de tempo é Jeová, o todo poderoso, o El Shaday, a Estrela da Manhã. Eu defendo a harmonia entre os poderes. Eu defendo que o parlamento acorde”, afirmou.

“Essa deputada, Marta Gonçalves, Carmelo Neto e Pastor Fernandes não devem nada à justiça. Outros partidos entraram contra nosso PL alegando candidaturas laranjas. As apontadas, uma tem mais de 100 votos e outra cerca de 30, e só vieram dizer que desconheciam as candidaturas um mês após as eleições? Isso muito me espanta”, disse.

Sargento Reginauro (União) disse ser uma injustiça se o parlamento cearense perdesse quatro membros eleitos democraticamente. “É triste saber que podemos perder quatro brilhantes deputados eleitos de forma legítima. A senhora, o maior exemplo de mulher conservadora nesse plenário. Essa situação precisa ser questionada. Quinhentas mil pessoas cearenses podem perder seu direito de ser representadas nesta Casa por um crime que não aconteceu”, avaliou.

Pastor Alcides (PL), que está entre os quatro parlamentares com possibilidade de perda do mandato, disse estar tranquilo com a situação e afirmou ser uma hipocrisia a Justiça falar de cotas para mulheres e querer cassar o mandato de duas parlamentares. “Estamos falando de duas mulheres extremamente bem votadas e que representam muitos cearenses nesta Casa”.