Carlos Lupi durante convenção partidária do PDT de Fortaleza. Foto: Miguel Martins

O ministro da Previdência do Governo Lula, o presidente licenciado do PDT Carlos Lupi, sinalizou ao Blog do Edison Silva que deve colocar a disputa eleitoral do próximo ano em Fortaleza como condição para manter apoio à gestão petista em nível nacional. De acordo com ele, caso a sigla petista queira pareceria com a pedetista, um gesto seria apoiar o nome do prefeito Sarto à reeleição.

O dirigente participou da convenção municipal do PDT de Fortaleza, na manhã deste sábado (15). Durante o evento, o nome de Carlos Lupi foi citado por alguns de seus pares como aquele que estaria fazendo a diferença no Governo Lula, visto que tem colocado suas posições em análise, como a tentativa de redução de juros dos consignados. Ciro Gomes e André Figueiredo, que estiveram presentes ao encontro, destacaram este e outros pontos. O ex-governador do Ceará, inclusive, chegou a dizer que deve muito ao dirigente pedetista.

De acordo com Carlos Lupi, o PDT do Ceará tem como pretensão a eleição de mais de 80 prefeitos no Estado no próximo ano. Atualmente, o partido segue sendo a maior força política nas prefeituras cearenses. Em 2020,  a agremiação passou de 46 gestores para 66, o que foi sendo alterado ao longo dos últimos anos.

Fortaleza é a principal cidade do Brasil comandada pelo Partido Democrático Trabalhista em todo o País e a legenda não vai medir esforços para eleger seu candidato em 2024. “Temos o prefeito e queremos apoio, isso é da política. Se o PT quiser parceria com a gente, um belo gesto é apoiar o Sarto aqui em Fortaleza”, apontou Carlos Lupi.

Oposição

No entanto, ainda que o PT tenha apoiado a candidatura de Sarto no segundo turno das eleições de 2020, e até participado da gestão por um breve momento, a sigla em Fortaleza sempre manteve uma oposição ao Governo Municipal, o que se intensificou nos últimos meses, com a proximidade do prefeito com parlamentares alinhados com o bolsonarismo.

Durante a convenção deste sábado, em seu pronunciamento, Lupi lembrou as derrotas do PDT em 2022 e mandou um recado para Sarto e para os eleitores fortalezenses. “Fortaleza, não falhe jamais. Sarto, vitória, vitória, vitória”. Ainda de acordo com ele, Sarto deve ser o prefeito mais votado da história da Capital cearense. “Estamos construindo o começo da nossa história de resistência”.