Representante da categoria na Câmara de Fortaleza, o vereador Márcio Martins afirma que houve avanço na Capital, mas não junto ao Governo do Estado. Foto: CMFor

A categoria dos motoristas de aplicativos realiza, na manhã desta terça-feira (27), em frente a sede da Assembleia Legislativa, uma manifestação por melhorias de trabalho. De acordo com o vereador Márcio Martins (sem partido), que tem representado os profissionais na Câmara Municipal de Fortaleza, houve avanço em algumas demandas junto à Prefeitura, mas pouco foi feito por parte do Governo do Estado.

“A categoria, ao longo dos últimos cinco ou seis anos de existência, conseguiu avançar em algumas pautas no Município, desde a regulamentação, como aumento da idade veicular, cestas básicas no período da pandemia. Ou seja, houve um alinhamento com o Governo Municipal. Na Câmara Municipal temos alguns projetos que estão bem avançados”, explicou.

De acordo com ele, em nível estadual, no que diz respeito ao trabalho da Assembleia Legislativa, algumas demandas seguem atrasadas, como a isenção do IPVA, pacote de descontos na possibilidade de aquisição de gás mais barato pela Cegás, isenção do ICMS para carro novo, a exemplo do que ocorre com os taxistas e aumento do fluxo de fiscalização no embarque e desembarque no Aeroporto, pela Polícia Regional do Estado,  PRE.

Eles também querem alinhamento com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na formação dos trabalhadores para atuarem em áreas turísticas, cursos de línguas, isenção na categoria do turismo de maneira qualificada. “Queremos também ações mais enérgicas de segurança, fazendo abordagem aos motoristas, haja vista os casos de latrocínio que ocorreram”.