Apesar de licenciado, Fernando Santana esteve na Assembleia, nesta quinta-feira, recebendo lideranças políticas do Estado. Foto: Reprodução/Instagram

Após publicação do Blog do Edison Silva, o deputado Fernando Santana (PT) se posicionou sobre o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, protocolada por ele nesta semana. O parlamentar informou que mesmo de licença, solicitada por ele ainda na terça-feira (28), ele acompanhará os trabalhos de fiscalização do colegiado se este for instalado nos próximos dias.

Inusitado: Deputado consegue apoio para instalar CPI contra a Enel e tira licença de quatro meses da Assembleia

O requerimento de CPI da Enel foi protocolado na Casa também na terça-feira e segue para avaliação da Procuradoria Legislativa da Casa. Em seguida, o documento deve ser analisado pela Mesa Diretora e o inquérito pode ser instalado após decisão do presidente Evandro Leitão (PDT). Leitão, assim como os outros 45 parlamentares do Legislativo Estadual, assinou o pedido de abertura de inquérito.

“Eu tirei licença por solicitação do nosso partido ainda antes da nossa candidatura para reeleição. Foi solicitado que eu e o deputado Julinho tirássemos licença e eu me coloquei à disposição, ainda no ano passado, e tomei a posição de dar oportunidade a nosso suplente. Lutei para colher as assinaturas e protocolei o pedido de CPI antes da licença”, explicou.

Conforme informou, apesar de ser autor do pedido nada impede que a Mesa Diretora decida instaurar a CPI e já formular a comissão que vai prestar os serviços de fiscalização. “Se houver tempo, neste período de licença, eles inslanado a CPI, eu estarei na retaguarda, opinando, dialogando, não participando da comissão porque não poderei devido a licença”.

Caso o colegiado seja instaurado somente após os quatro meses de licença, Santana afirmou que participará do grupo, mas disse desejar que ela seja instalada antes. “Vou lutar, dentro dos prazos regimentais, que ela seja acolhida antes de eu voltar do recesso. Não podemos arredar o debate sobre essa empresa que cobra preço injusto, presta péssimos serviços”.

“Defendo que a CPI seja instaurada o mais rápido possível, respeitando o prazo regimental” – (Fernando Santana)