Na sessão de quarta-feira (15), deputados passaram o dia todo na sede da Assembleia Legislativa. Foto: ALCE

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará trabalharam durante todo o dia da quarta-feira (15) para votarem projetos polêmicos, de autoria do governador Elmano de Freitas. Depois de uma sessão ordinária que teve duração até o fim da noite, os parlamentares não compareceram aos trabalhos desta quinta-feira e a plenária marcada foi cancelada.

De acordo com o Departamento Legislativo, somente 13 deputados registraram presença, sendo 12 que estiveram na Casa, de forma presencial, e um através de videoconferência. Atualmente, a Casa atua no formato híbrida, em que os membros da Assembleia não precisam estar presentes no Plenário 13 de Maio para participação das atividades do dia. No entanto, a maioria dos deputados já havia se deslocado para seus devidos colégios eleitorais no Interior do Estado.

Na manhã desta quinta-feira, logo após o levantamento da sessão ordinária, por falta de quórum, a Assembleia Legislativa realizou um momento de desconcentração para os funcionários da Casa, com marchinhas de Carnaval que foram tocadas para animar os servidores. No Plenário 13 de Maio, os deputados Lucinildo Frota (PMN) e Gabriela Aguiar (PSD) eram os únicos presentes, já se preparando para deixar a sede do Poder Legislativo.

Apesar da não realização da sessão ordinária, 17 projetos de autoria dos parlamentares iniciaram tramitação na Casa Legislativa. As matérias devem ser discutidas nas comissões técnicas permanentes, quando esses colegiados forem criados, o que deve acontecer após os festejos de Carnaval.

Enquanto a sessão era levantada por falta de quórum, a banda de música do Corpo de Bombeiros tocava marchinhas de Carnaval para os servidores da Casa: