O vereador Bruno Mesquita deve se filiar ao Partido Liberal, que passará a ter seis parlamentares na Casa. Foto: CMFor

Disputado pelos então candidatos a governador do Estado Elmano de Freitas (PT)  e Capitão Wagner (UB), nas eleições de 2022, o PROS foi incorporado ao Solidariedade, por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite da última terça-feira (14). Com isso, a sigla passará por mudanças no Ceará, sendo uma delas a desfiliação de alguns de seus quadros.

Únicos representantes da sigla em Fortaleza, os vereadores Bruno Mesquita e Márcio Martins deixarão o partido logo que a incorporação seja concluída. Mesquita deve se filiar ao Partido Liberal (PL), e o partido passará de cinco para seis vereadores na Câmara Municipal, se tornando a segunda maior força partidária da Casa, atrás apenas do PDT.

Márcio Martins, por sua vez, pretende, incialamente, não se filiar a qualquer outra agremiação, ficando sem partido na Câmara Municipal, assim como tem feito Ronivaldo Maia desde que foi expulso do Partido dos Trabalhadores.

TRE

Em 2020, o PROS elegeu cinco vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza. Foram eles: Inspetor Alberto, que foi para o PL; Julierme Sena, que está no União Brasil; Márcio Martins, Bruno Mesquita e Sargento Reginauro, eleito deputado estadual no ano passado.

De acordo com o portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, o Solidariedade está sob uma comissão interventora e seu atual presidente é o secretário-geral nacional Luiz Antônio Adriano da Silva. Já o PROS já segue sem registro no site.