Mudanças são consequências das eleições e indicações feitas pelo governador Elmano e pelo prefeito Sarto. Foto: ALCE

Após indicações feitas pelo governador Elmano de Freitas para o Governo do Estado e mudanças realizadas pelo prefeito Sarto em sua gestão, a composição da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Bancada Cearense no Congresso Nacional também passa por alteração. Suplentes de deputados e vereadores passam a atuar nas casas legislativas neste início do ano.

Elmano de Freitas, por exemplo, com o objetivo de atender a aliados, indicou cinco deputados de sua base para o Governo do Estado. Com isso, vagas foram abertas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. O suplente Almir Bié, do Progressistas, atuará na vaga deixada por Zezinho Albuquerque (PP), escolhido pelo governador como secretário de Cidades.

Bruno Pedrosa (PDT) assumirá a vaga deixada por Oriel Nunes (PDT), que foi indicado para a Pesca e Aquicultura.  Já Antônio Granja (PDT), que não foi reeleito, ficará na vaga de Salmito Filho (PDT), escolhido para o Desenvolvimento Econômico. Moisés Braz (PT) foi indicado pelo governador para o Desenvolvimento Agrário e com isso o Partido dos Trabalhadores dará vaga a um suplente da sigla. Nos bastidores da política local fala-se que o vereador Guilherme Sampaio pode retornar para a Casa.

Outro parlamentar indicado por Elmano para o Governo do Estado foi Robério Monteiro (PDT),que foi para o Recursos Hídricos. Com isso, o suplente Leônidas Cristino (PDT), aliado do senador Cid Gomes (PDT), passará a atuar na Bancada Cearense, na Câmara Federal.

Mudanças também ocorreram na gestão do prefeito Sarto, que também alteraram a composição da Câmara Municipal. A intenção do chefe do Executivo da Capital cearense é dar uma oxigenada naqueles auxiliares e parlamentares de sua base governista na segunda metade do seu Governo.

Legislativo

O prefeito exonerou o vereador Michel Lins (Cidadania) da secretaria Regional 3. que retornou para a Câmara Municipal, e em seu lugar colocou o suplente Pedro França (Cidadania), neto da futura secretária dos Direitos Humanos do Governo do Estado, Socorro França. Raimundo Filho (PDT), que atuava em Regional, também voltou para o Legislativo.

Com a ida de Renan Colares (PDT) para a Regional 6, Didi Mangueira (PDT) voltou para a Casa, dessa vez como vice-líder do Governo Sarto. O vereador Carlos Mesquita (PDT), ainda na condição de suplente, será efetivado titular da vaga com a ida de Antônio Henrique (PDT) para a Assembleia Legislativa.

Suplente

Outro que assumirá a titularidade é Veríssimo Freitas (Repu), que atuará no lugar de Carmelo Neto (PL), também eleito deputado estadual. O suplente Dr. Vicente (PT) deve assumir a vaga de Larissa Gaspar (PT), eleita deputada e Pedro Matos (PL), mais uma vez retorna para a o Legislativo da Capital cearense com a ida de Sargento Reginauro (União) para a Assembleia.

Com a possibilidade de ida de Guilherme Sampaio para a Assembleia Legislativa, na vaga a ser deixada por Moisés Braz, a suplente Professora Adriana Almeida deve ingressar na Câmara Municipal de Fortaleza.