Por fim, o evento também irá marcar o lançamento do projeto “Como decide o STJ”, do Laboratório de Inovação Climática e de Obras Jurídicas. Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) promove entre os dias 7 e 8 de dezembro o XXV Congresso Internacional de Direito Constitucional.

O evento irá ocorrer no auditório da entidade, localizado na Asa Sul, em Brasília, e debaterá temas como “Crise da democracia global, populismo e caminhos futuros”, “Controle de convencionalidade e provação de liberdade”, “Reconstrução do federalismo cooperativo”, “Sustentabilidade global e os desafios socioambientais”, “Eleições, desinformação e manipulação informacional”, “Inteligência artificial e propostas de regulação”, “Vigilância digital, proteção de dados e limitação do Poder do Estado”, “Regulação responsiva, proteção de dados e códigos de boas práticas”.

No painel de abertura, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes debatem com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

O congresso irá reunir nomes como a ministra Cármen Lúcia, do STF, o professor de Direito da Universidade de Manchester, Christopher Thornhill e o advogado e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Lenio Streck, que é colunista da ConJur. Também irão participar a secretária adjunta da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Romina Sijnenski e o juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsh.

Felipe Salto, Vilma Pinto, Cristiane Coelho, José Roberto Affonso, Paulo Gonet Branco, Nancy Hernández, Maria Tereza Uille Gomes, Atalá Correa, Francisco Cruz, Clara Iglesias Keller, João Paulo Bachur, Mônica Bergamo, Ricardo Villas Boas Cueva, Eduardo Gomes, Laura Schertel Mendes, Claudia Marques, Dora Kauffmann, Bruno Bione, Teiná Junquilho, Danilo Doneda, Ana Frazão, Miriam Wimmer, Luca Belli, Ingo Sarlet, Otavio Rodrigues Jr., Nicole Goulart, Marcos Ottoni, Natasha Nunes, Cassio Borges, Flávio Dino, João Brant, Estela Aranha, Demi Getschko, Orlando Silva, Ana Paula Bialer e Victor Fernandes também participam da programação.

Fonte: ConJur