Bruno Mesquita tem como uma de suas prioridades a defesa dos direitos dos autistas da cidade. Foto: Reprodução/ CMFor

Na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Bruno Mesquita (Pros) apresentou o projeto de indicação, que dispõe sobre a realização periódica de sessões de cinema adaptados para pessoas com transtorno do espectro autista – sessão azul.

A matéria está nas Comissões, aguardando a apreciação do relator.d

Segundo a mensagem, as salas de cinema em atividade regular em Fortaleza deverão realizar, com periodicidade não superior há um mês, sessões adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – Sessão Azul – e seus familiares.

Nesse sentido, as sessões adaptadas deverão ser identificadas com o Sinal Universal da Conscientização do Autismo, a ser afixado na entrada das salas de exibição, e disponibilização de iluminação baixa e adequada, com luminárias LED e dimerizadores, além de volume reduzido, desde que audível a todos os presentes.

”A inclusão social de pessoas com autismo deve sempre ser priorizada. Como sabemos, esse público tem sido privado de comparecer a cinemas e outros espaços de lazer em razão do desconforto com iluminação e sons inadequados, que prejudicam seus sentidos. Por essa razão, apresentei Projeto de Lei para tornar obrigatória a realização de uma “Sessão Azul” por cada sala de cinema em atividade na nossa Capital”, disse o vereador Bruno Mesquita.

Segundo a Lei Municipal nº 10.668, de 02 de janeiro de 2018, que dispõe sobre o Estatuto Municipal da Pessoa com Deficiência, ficou estabelecido uma série de normas para proteção e garantia dos direitos de portadores de necessidades especiais.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza