Proteção aos acessos da Casa está reforçada desde segunda-feira (26) até o dia da posse
Marcos Oliveira/Agência Senado

A posse presidencial deste domingo (1º) contará com um esquema de segurança especial também no Congresso Nacional. A equipe de recepção do Senado, na Chapelaria, entregará hologramas diferentes para definir a posição dos participantes. O Plenário da Câmara será reservado exclusivamente a parlamentares e autoridades convidadas, enquanto os demais convidados serão encaminhados à galeria.

O Senado reforçou a proteção nos acessos à Casa desde essa segunda-feira (26) até o dia da posse. Todos os colaboradores, independente da credencial, devem passar pelos pórticos de raio-x das portarias. Entregadores e motoristas de aplicativo também tiveram entrada restringida.

A expectativa é de uma superconcorrida posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (1º) — que deverá ter a participação de cerca de 700 jornalistas brasileiros e estrangeiros, 120 representantes de governos estrangeiros, 2 mil convidados, e um público externo entre 150 mil e 300 mil pessoas.

Teste

Senado e Câmara fizeram na terça-feira (28) um ensaio geral da cerimônia de posse do presidente da República, com todos os detalhes de deslocamento no Palácio do Congresso Nacional. A simulação teve a participação de militares e servidores dos órgãos públicos envolvidos. O teste envolveu a chegada das autoridades e convidados em dois cenários: sol e chuva.

Fonte: Agência Senado