Com a desistência de Léo Couto, o líder do Governo Gardel Rolim é o único nome colocado para a Presidência da Casa. Foto: CMFor

Após a desistência de Léo Couto (PSB) para a disputa à Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, vereadores destacaram a ação do colega e comemoraram o ato, que evita um racha entre os membros do Legislativo da Capital cearense. Os parlamentares defendem, agora, que todos os demais quadros defendam a candidatura de Gardel Rolim (PDT) em torno de uma chapa de consenso que vai comandar a próxima Mesa Diretora da Casa.

Hoje estou aqui para parabenizar todos os parlamentares desta Casa, mas o meus parabéns especial para três. Léo Couto, Gardel Rolim e Adail Junior. Esses demonstraram um imenso compromisso com o bem maior, que é a população de Fortaleza”, defendeu o vereador Marcelo Lemos (UB). Segundo ele, Léo Couto mostrou que é um homem de foco, “que luta e trabalha pelo bem do povo de Fortaleza quando retirou sua candidatura para esta Casa”.

Léo Couto desiste de disputar a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza

Ele também lembrou que o atual vice-presidente da Casa, o vereador Adail Junior,  do PDT,  que estaria credenciado para substituir o presidente Antônio Henrique (PDT), retirou sua candidatura em acerto interno da sigla pedetista, destacando que Gardel  seria o melhor para esta Casa. “Esses homens fazem a história desta Casa, que vai ser bem presidida pelo nosso irmão Gardel Rolim”, disse.

Em resposta, Adail afirmou que toda a Casa está de parabéns, visto que, a partir de agora, com a retirada do nome de Couto, existe a possibilidade da construção de uma chapa de consenso, que uniria ainda mais o Legislativo Municipal. “Tanto a Casa quanto a população ganham. Só temos que encarar o processo no intuito de fazermos consenso, colocando Gardel Rolim para presidir nos próximos dois anos a nossa Câmara”.

Léo Couto, que se posicionou primeiramente através das redes sociais, também se pronunciou na tribuna do Plenário Fausto Arruda. Segundo ele, sua fala seria de agradecimento àqueles que apoiaram sua candidatura. O pessebista disse, ainda, que a Casa e seus representantes saíram mais valorizados do processo, visto que discussões foram travadas e problemas passaram a ser apontados.

Disputa

“Quero agradecer por esse momento de discussão, de aprendizado. Apesar de estar apenas dois anos na Casa me sinto feliz por ter tido o nome colocado. Desde a semana passada eu vinha conversando com algumas pessoas, com o senador Cid Gomes. Conversamos sobre a política local, nacional. O senador Cid me orientou. Nós temos um quadro difícil do PDT com o PT e é o momento de a gente repensar. O momento agora é desejar toda a sorte do mundo ao vereador Gardel. Sei de sua competência e tudo o que ele é capaz para conduzir a nossa Casa”, defendeu.

Jorge Pinheiro (PSDB) também se posicionou sobre o processo de disputa interna na Casa e defendeu a candidatura de Léo Couto quanto sua retirada. “Ele abriu o debate, que foi muito importante para esta Câmara de maneira geral. Nós começamos a discutir o protagonismo da Câmara de Vereadores. E ao mesmo tempo, na medida em que ele foi seguindo à frente, achou por bem retirar sua candidatura. Retira sua candidatura com altivez.Eu só tenho a parabenizar vossa excelência”.