Atualmente, o posto é ocupado por Bruno Bianco, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal (Forvm) divulgou nesta segunda-feira (14/11) a lista sêxtupla para o cargo de advogado-geral da União no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, o posto é ocupado por Bruno Bianco, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Foram estruturadas duas listas: uma com votação de procuradores da Fazenda Nacional e outra com advogados da União. Os três nomes mais votados pelas duas carreiras compõem a lista sêxtupla. As indicações devem ser entregues ao presidente eleito nos próximos dias.

A lista é uma iniciativa do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, composto pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), pela Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Anajur) e pela Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni).

O presidente do fórum e do Sinprofaz, Achilles Frias, espera que a lista seja considerada na escolha do próximo AGU, de forma que a indicação seja baseada em critérios técnicos e vocação, ocupada por profissionais do quadro do órgão.

“A AGU é um órgão de Estado e não de governo, que exige comando baseado em competência técnica muito qualificada. Os membros, que conhecem bem o funcionamento da instituição, votaram naqueles que consideram mais preparados para assumir essa posição”, afirmou.

O ex-assessor da ex-presidente Dilma Roussef, Jorge Rodrigo Araújo Messias, foi o mais votado entre os procuradores da Fazenda Nacional. Ele ficou conhecido como “Bessias”, ao ser citado por Dilma em uma conversa por telefone com Lula interceptada ilegalmente pelo consórcio da “lava jato”.

Na ocasião, em março de 2016, Lula era cotado para assumir a Casa Civil no governo Dilma. Na conversa, a então presidente disse que estaria “mandando o ‘Bessias'” entregar a Lula o termo de posse do ministério.

Além de subchefe para assuntos jurídicos da Presidência e subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Messias também passou pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e ainda foi procurador do Banco Central.

Confira os integrantes da lista sêxtupla, em ordem de votação:

Mais votados na carreira de procurador da Fazenda Nacional
1. Jorge Rodrigo Araújo Messias
2. Fabrício Da Soller
3. Claudia Aparecida de Souza Trindade

Mais votados na carreira de advogado da União
1. Izabel Vinchon Nogueira de Andrade
2. Arthur Cerqueira Valério
3. Vinicius Torquetti

Fonte: site Conjur