Presidente da comissão especial na Casa, Fernando Santana defendeu mudança na empresa. “Ou a Enel muda ou se muda do Ceará“. Foto: ALCE

Durante sessão plenária nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa, deputados defenderam a quebra de contrato do Governo do Estado com a Enel, segundo eles devido a falta de atendimento da fornecedora de energia com serviços essenciais da empresa. Presidente de comissão especial que trata do tema, Fernando Santana (PT) apontou que a venda de ativos dela pode causar problemas futuros para o Ceará.

De acordo com o parlamentar, o relatório dos estudos realizados deve ser apresentado, até dezembro, pelo relator Guilherme Landim (PDT), avaliando se há descumprimentos de contratos ou irregularidades nos serviços prestados. “Não temos nada contra a Enel, mas temos que reclamar, levar ao conhecimento da sociedade e dessa Casa as demandas não atendidas pela Enel, prejudicando a população. As reclamações desses péssimos serviços são unânimes”, afirmou.

Ele enalteceu a suspensão da cobrança da Enel aos provedores de internet, fruto de diversas reuniões com a empresa e outros órgãos públicos, mas alertou. “Tivemos uma vitória, com a suspensão da cobrança por portes aos provedores de internet. A agência nacional chancelou a suspensão da cobrança, mas é uma vitória provisória. Precisamos de uma regulamentação federal”, defendeu.

O deputado alertou para a notícia de que Enel irá vender ativos no Ceará, ou seja, o controle da distribuidora de energia. Para o parlamentar, há risco de a venda ocasionar em uma piora nos serviços prestados aos cearenses. “Se a Enel quiser se mudar do Ceará, que se mude. Mas a empresa vai ter que cumprir com o contrato, com a obrigação de prestar um serviço de qualidade para a população do Ceará”, enfatizou.

Contrato

Os deputados Dra. Silvana (PL) e  deputado Osmar Baquit (PDT) defenderam a quebra do contrato com a Enel, por avaliarem que a própria empresa não está cumprindo o contrato com o Ceará. Carlos Felipe (PCdoB), por sua vez, avaliou negativamente a possível venda do controle da Enel no Estado e pediu firmeza nas ações em defesa dos consumidores do Ceará

Guilherme Landim (PDT) destacou que levantamentos feitos na comissão especial revelam descumprimentos contratuais da Enel. “Não quero discutir aqui nada do relatório, que será debatido dentro da comissão, mas acredito que o Governo do Estado precisa ingressar com mais força nesse movimento”, avaliou.