O TRE-CE lança ação com o lema “Nada sobre nós sem nós”, que reforça as causas da acessibilidade e da inclusão. Foto: Reprodução/ TSE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI), realizará, em todo o estado a partir da próxima segunda-feira, 12 de Setembro até o dia 16, a I Semana de Divulgação do Voto Acessível.

A Semana é parte do plano de ação Sensibilização, Capacitação e Difusão do Conhecimento sobre Acessibilidade e Inclusão, coordenado pela Seção de Capacitação (Secap) do TRE.

O evento consiste na disponibilização de urnas eletrônicas de treinamento para que pessoas com deficiências visuais e auditivas e outras pessoas interessadas possam praticar e conhecer os diversos recursos de acessibilidade da urna.

Em Fortaleza, de 12 a 16 de setembro, de 9 as 14h, estarão disponíveis urnas eletrônicas nas duas sedes do TRE-CE, no Centro e no Bairro Luciano Cavalcante. Na próxima terça-feira (13), será realizada uma visita do Tribunal ao Instituto Hélio Góes (SAC/IHG), onde será disponibilizada, no horário de 9 às 14h, urna eletrônica para a prática de alunas(os) e colaboradoras(es). Também está prevista ação, na próxima quinta-feira, 15/9, das 9 às 14h, na Sociedade de Assistência aos Cegos, que é parceira do Tribunal.

No interior, foi recomendado às Zonas Eleitorais a adoção das providências para a adesão ao evento no âmbito das respectivas jurisdições. Já está confirmada uma ação em Itapajé, que será promovida pelo Cartório Eleitoral. O evento ocorrerá no dia 13, de 9h as 16h, na Secretaria de Educação de Itapajé (R. Dom Aureliano Matos, 1788, Centro).

I Semana de Divulgação do Voto Acessível

A ação se inspira em experiência compartilhada pelo chefe de cartório, Márcio Lopes, da 41ª Zona Eleitoral (Itapajé) que, desde 2018, realiza a divulgação do voto com foco na acessibilidade. Além disso, a foram acolhidas sugestões apresentadas pela Sociedade de Assistência aos Cegos / Instituto Hélio Góes (SAC/IHG) e pelo Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES).

O TRE mantém o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral do Ceará, regulamentado pela Resolução TRE-CE nº 659/2017 e conduzido pela CPCAI. Diversos planos de ação são realizados com o apoio de diversas áreas do Tribunal e, por vezes, em parceria com entidades representativas de pessoas com deficiência, como aplicação do lema “Nada sobre nós sem nós”, que reforça as causas da acessibilidade e da inclusão.

Serviços

  • Instituto Cearense de Educação dos Surdos

Data: 13/9

Horário: de 9 as 14 horas.

Endereço:  Av. Rui Barbosa, 1970, Aldeota, Fortaleza/CE

  • Sociedade de Assistência aos Cegos

Data: 15/9

Horário: de 9 as 14 horas.

Endereço: Av. Bezerra de Menezes, 892, São Gerardo, Fortaleza/CE

Sede Nova do TRE-CE

Data: de 12 a 16/9

Horário: de 9 as 14 horas.

Endereço: Rua Doutor Pontes Neto, 800, Luciano Cavalcante, Fortaleza/CE

Sede do TRE-CE

Data: de 12 a 16/9

Horário: de 9 as 14 horas.

Endereço: Rua Jaime Benévolo, 21, Centro, Fortaleza/CE.

Secretaria de Educação de Itapajé

Data: 13/9

Horário: de 9 as 16 horas.

Endereço: Rua Dom Aureliano Matos, 1788, Centro, Itapajé

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará