Natural de Fortaleza, Raul Araújo é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em economia pela Universidade de Fortaleza. Foto: Reprodução/ConJur

O ministro Raul Araújo participou nesta última terça-feira (13/9) de sua primeira sessão como presidente da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça para o biênio 2022-2024. O magistrado assumiu a direção dos trabalhos do colegiado no lugar do ministro Luis Felipe Salomão, que agora é o corregedor nacional de Justiça.

Os ministros Marco Buzzi e Isabel Gallotti saudaram o novo presidente, registrando a satisfação de tê-lo novamente no comando do órgão julgador (ele já havia presidido a 4ª Turma entre 2013 e 2015). E o ministro Antonio Carlos Ferreira lembrou que, na gestão anterior, o magistrado “contribuiu para uma elevada produtividade da 4ª Turma”.

“Espero que estejamos todos unidos no sentido de proporcionar bons trabalhos, com decisões à altura das justas e elevadas expectativas da sociedade”, comentou Araújo.

Sobre o presidente

Natural de Fortaleza, Raul Araújo é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em economia pela Universidade de Fortaleza, tendo concluído os créditos do curso de mestrado em Direito Público pela Faculdade de Direito da UFC. Exerceu as funções de advogado e de procurador-geral do Ceará antes de tomar posse como desembargador do Tribunal de Justiça de seu estado, em 2007.

Ele chegou ao STJ em 2010. Atualmente, é membro da 4ª Turma, da 2ª Seção e da Corte Especial. No último dia 6, Araújo tomou posse no cargo de membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral para o biênio 2022-2024.

O ministro foi corregedor-geral da Justiça Federal, presidente da Turma Nacional de Uniformização e diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal. Também atua na área acadêmica, sendo professor licenciado da Universidade de Fortaleza, na qual coordenou o curso de especialização em Direito Tributário.

Fonte: site Conjur