A ministra ocupará o cargo de presidente do STF e terá Barroso como vice. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Na última segunda-feira (12), às 17h, a ministra Rosa Weber assumirá a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A gaúcha, que disse pretender desempenhar a função com serenidade e apoio dos demais ministros, terá como vice o ministro Luís Roberto Barroso. Em 2022, ela comemora 46 anos de magistratura.

Tendo em vista o evento, Celso de Mello, ministro aposentado do STF, escreveu um texto congratulando Rosa pelo novo cargo.

Leia na íntegra

“Estou certo de que a Ministra Rosa Weber  —  que possui longa experiência judiciária (e administrativa), eis que já dirigiu o TRT da 4a. Região e o Tribunal Superior Eleitoral — será uma notável Presidente do Supremo Tribunal Federal, pois reúne todos os atributos que permitem nela reconhecer a figura de uma grande magistrada!

Demonstrou, ao longo de quase 11 anos de brilhante judicatura no STF, atuação firme, competente, altamente qualificada, digna e serena no desempenho isento e impessoal da jurisdição! Não tenho dúvida de que dirigirá o Supremo Tribunal Federal com espírito altamente democrático e impregnado do sentido de necessária colegialidade.

Neste momento sensível e delicado de nossa vida institucional, em que o Brasil, resistindo a tentações autoritárias que ameaçam a sacralidade da Constituição e  repelindo manifestações que degradam o sentido democrático das instituições, revestir-se-á de indiscutível relevo a presença da Ministra Rosa Weber na Chefia do Poder Judiciário nacional, pois traduzirá fator de equilíbrio e de segurança na tutela e preservação da integridade de nossa Lei Fundamental, que representa, como resulta de suas brilhantes e consistentes decisões, manto protetor e intangível do corpo social, do regime democrático, das instituições do Estado, das liberdades fundamentais e dos grupos vulneráveis.”

Fonte: ConJur