Esposo de Augusta Brito, Gadyel iria tentar vaga de deputado federal, renunciou e não conseguiu legenda para estadual. O casal vai apoiar um aliado do PCdoB. Foto: Reprodução/Facebook.

A esposa do presidente da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão (PDT), desistiu de tentar disputa a uma das 22 vagas da Bancada do Ceará na Câmara Federal. Ela era tida como um nome que herdaria os votos de Janaína Farias, nome apoiado pelo ex-governador Camilo Santana, agora escolhida como segunda suplente na chapa do petista ao Senado Federal.

Além de Leitão,  outras nove pessoas também renunciaram à tentativa de disputa ao pleito eleitoral deste ano para deputado federal, a maioria sendo filiada ao Partido Democrático Trabalhista, o PDT. A ex-prefeita de Camocim, e esposa do deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), também renunciou à disputa para a Câmara Federal. O nome dela é apontado como primeira suplente da candidatura de Érika Amorim (PSD) como candidata ao Senado na chapa encabeçada por Roberto Cláudio (PDT).

Outro que desistiu foi Pedro Bezerra (PDT), que teve mandato cassado pela Justiça Eleitoral, por irregularidades na campanha de 2018. Ele, porém vai apoiar o pai, o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, que registrou seu pedido de candidatura e ainda aguarda decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ex-prefeito de São Benedito, Gadyel (PDT), anunciou que seria candidato a deputado federal. No entanto, após a escolha de sua esposa, a deputada estadual Augusta Brito (PT) como primeira suplente da candidatura de Camilo ao Senado, ele decidiu tentar disputar uma vaga à Assembleia Legislativa. No entanto, não lhe foi garantido a legenda, e o pedetista, junto com Augusta, resolveram apoiar um aliado, este filiado ao PCdoB.

Desistiu

O ex-deputado estadual Ely Aguiar, que está filiado ao PSDB, também renunciou da tentativa de disputar as eleições neste ano para a Câmara Federal. Na disputa para deputado estadual estão registradas as renúncias de Érika Amorim (PSD), que vai disputar vaga ao Senado, e do ex-vereador Stélio Frota (PDT), que também desistiu do pleito deste ano.

Para o Senado as desistências são de Paulo Anacé, do PSOL, que vai disputar vaga de deputado federal, e Enfermeira Ana Paula, que também deve concorrer a uma das 22 cadeiras do Ceará na Câmara. O nome de Amarílio Macedo, do PSDB, ainda aparece aguardando julgamento, mas a campanha de Roberto Cláudio já optou por apoiar Érika Amorim.