Convenção do Republicanos que ocorreu no Ginásio Paulo Sarasate. Foto: Divulgação/RepublicanosCE.

O último final de semana foi de convenções partidárias no Ceará e em outros estados brasileiros. O prazo para realização destes encontros é até o próximo dia 5 de agosto.

Só poderá ser candidato quem tiver filiação partidária, ao menos, seis meses antes do dia da votação. Depois, além da filiação, da homologação do nome em convenção e do pedido de registro das candidaturas, todos os pleiteantes a cargos precisarão ter seus nomes aprovados pela Justiça Eleitoral.

Em Fortaleza, no último sábado (30/07) e no domingo (31/07), tivemos convenções que homologaram as candidaturas de Elmano Freitas ao Governo do Ceará e Camilo Santana ao Senado, além da do Partido Progressistas (PP). O MDB, que indicará o vice de Elmano, deve realizar seu encontro na próxima quarta-feira (3). O Republicanos, que “namora” o grupo governista e a oposição, também fez seu encontro.

A convenção do União Brasil, do pré-candidato ao Executivo estadual, Capitão Wagner, ocorrerá no dia 5, próxima sexta-feira. Ainda não tem definido o seu vice, embora haja uma possível indicação de Marta Gonçalves, esposa de Acilon Gonçalves, presidente do Partido Liberal (PL) no Ceará, para ocupar o posto. Caso não seja Marta, a esposa de Bruno Gonçalves, Carla Ibiapina, poderá ser a escolhida.