Carlos Matos é o autor do requerimento da audiência pública. Foto: Máximo Moura/ALECE.

Promovida pelo deputado Carlos Matos (União Brasil), a Assembleia Legislativa do Ceará realiza audiência púbica, no dia 26 de agosto, às 9 horas, para debater sobre a revitalização da cultura do algodão no Ceará.

Para o deputado, o Governo do Estado, em parceria com a iniciativa privada, deveria estimular o cotonicultor a produzir algodão de forma permanente e sustentada, com qualidade e em quantidade suficientes para atender as demandas requeridas pelo parque industrial têxtil que, atualmente, consome toneladas de fibras provenientes de lavouras instaladas no cerrado e gerar milhares de emprego no campo e nas usinas de beneficiamento.

O desafio da retomada da cotonicultura está no uso de tecnologia, preparo do solo, no cultivo e colheita mecanizada, além do rigoroso controle de pragas, observando sempre as orientações técnicas especializadas”, diz o Carlos Matos na justificativa do requerimento da audiência pública.

Observa o parlamentar que o plantio realizado por pequenos agricultores, sem mecanização, torna-se inviável por causa do elevado custo de mão-de-obra. O cultivo de algodão no Ceará ocorre principalmente nos municípios de Acopiara, Várzea Alegre, Quixadá, Tauá, Limoeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Penaforte, Missão Velha, Potengi, Altaneira e Barbalha.

Os convidados do debate são: Associação dos Produtores de Algodão (APACE); Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA); Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri); Ministério da Agricultura; Instituto Federal do Ceará; Semilla Sementes e o professor Sebastião Cavalcante da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Serviço
Audiência pública – Revitalização da Cotonicultura no Ceará
Data: 26.08.2022 (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Auditório das Comissões Técnicas da AL.

Com informações da Ascom/Deputado.