Reunião da Comissão de Saúde e Seguridade Social. Foto: CMFor.

Nesta quarta-feira (25), a Comissão de Saúde e Seguridade Social (CCCS) da Câmara Municipal de Fortaleza recebeu a secretária municipal de Saúde, Ana Estela Leite, e técnicos do órgão, para tratar a respeito do trabalho da pasta nos primeiros quatro meses de 2022.

A secretária apresentou dados sobre a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), que, segundo ela, registrou ausência de 200 mil pessoas para a segunda dose e 460 mil pessoas para a terceira dose, além de trazer dados sobre os dez eixos da gestão com dados sobre a Rede de Hospitais, de Atenção Psicossocial e de Atenção Primária, Orçamento, Finanças e Controle com Avaliação e Regulação da Saúde da Capital.

De acordo com Ana Estela, a imunização infantil, na faixa etária entre 5 e 11 anos, apresenta baixa cobertura que coloca a gestão em alerta.

Agora estamos buscando as escolas, em importante parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SME, aplicando vacina nas crianças que ainda não foram vacinadas tanto para primeira dose como para a segunda dose”, completou.

Arboviroses

A secretária municipal da Saúde chamou atenção do aumento no número de casos de arboviroses, em destaque a chikungunya, que este ano tem registros de casos com números semelhantes aos de 2016.

Em seguida, em 2017 tivemos uma epidemia e agora precisamos também da colaboração da população para eliminar os focos do Aedes Aegypt e evitar outras epidemia em 2023”, lembrou.

O vereador Danilo Lopes (Avante), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Fortaleza, que conduziu a reunião, avaliou o encontro como positivo.