Bolsonaro e Lula, os ponteiros das pesquisas na disputa presidencial. Foto: Reprodução.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta sexta-feira (27), começou destacando o assunto da política nacional, comentada desde quinta (26), que é a última pesquisa do Instituto Datafolha sobre a sucessão presidencial com a indicação de Lula (PT) poder ser eleito já no primeiro turno da disputa, cuja votação será no dia 02 de outubro.

O apresentador do noticiário, Edison Silva, disse respeitar as pesquisas de opinião, principalmente as do Datafolha, mas não empresta a elas tanta ênfase, num período ainda considerado distante do dia da votação, exatamente pelo fato das pesquisas serem um retrato do momento, e isso não significa que, alguns dias depois, o momento de hoje será igual.

Edison também reconhece que as pesquisas são indicadores, como todas elas, e mostram a polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL). O último resultado mostra o petista com 48% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro e 7% de Ciro Gomes (PDT) e isto pode dar a vitória de Lula já no primeiro turno, pois na contagem total de votos, são excluídos os brancos e nulos, está ensejando um maior debate e um indicador de possíveis mudanças nos rumos de todas as candidaturas.

Ciro foi o primeiro dos presidenciáveis a manifestar-se a respeito destes dados do Datafolha. Ele está em terceiro lugar, distante dos ponteiros. Outro dado mostrado foi que, num segundo turno hipotético, ele venceria Jair Bolsonaro – 52% dos votos contra 36% do atual presidente.

Vários são os ângulos de avaliação da pesquisa. No entender do Blog do Edison Silva, boa parte do eleitorado brasileiro não está gostando do governo Bolsonaro, por várias razões que vão dos problemas da economia, deixando parte da população com mais dificuldades, até pelo tom belicoso e negacionista do chefe do Executivo nacional. Quais os eleitores e os brasileiros estão interessados numa briga sem fim de Bolsonaro com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de Alexandre de Moraes?

O que isto tem a ver com a falta de comida na mesa, de dinheiro para pagar contas básicas de aluguel, luz e gás de cozinha? Parece que o eleitor está querendo mesmo é um governo ativo e atento aos problemas dos brasileiros. O eleitor, agora, pode estar querendo mudar o governo, não que esteja convicto de ter escolhido o melhor, mas por querer, de qualquer modo, trocar de presidente.

Lamentavelmente, a tão falada “terceira via”, ao que parece, não cairá no gosto do brasileiro. Ciro, embora tenha permanecido na terceira posição, com a diferença grande ao segundo colocado, outros nomes não empolgaram. Hoje já há dúvidas com relação ao nome da senadora Simone Tebet (MDB/MS), segundo registro do jornal O Globo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou mais duas Federações de Partidos, a do PSDB com o Cidadania e a do PSOL com a Rede Sustentabilidade. O deputado federal Bruno Araújo, presidente do PSDB, e o ex-deputado Roberto Freire, presidente do Cidadania, destacam a importância da Federação de Partidos.

O presidente Bolsonaro passou parte da última quinta-feira (26) em Belo Horizonte/MG fazendo política. Ele está convencido, como dizem os mineiros, que o vencedor ao Palácio do Planalto terá que vencer em Minas Gerais. Bolsonaro não falou dos seus contatos políticos em Minas, mas comentou sobre a questão do ICMS, depois da aprovação, na Câmara dos Deputados, que acaba reduzindo a alíquota estadual do ICMS para combustíveis, comunicações e energia para 17%, um desafio aos governadores. E, para ficar no mesmo, voltou a criticar o ministro Alexandre de Moraes.

A propósito do ICMS, o senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, voltou a falar sobre a posição da Casa em relação à matéria, aprovada na Câmara, reduzindo a cobrança do Imposto nos estados. O senador cearense Cid Gomes (PDT) disse que vai articular uma reunião com secretários de Fazenda estaduais e com Pacheco, para tratar do prejuízo aos estados, se o ICMS de combustíveis, energia e comunicações for reduzido.

Este Blog noticiou, em 12 de maio, que os secretários estaduais estiveram com Pacheco, na oportunidade, tratando da redução do ICMS para combustíveis.

Fernanda Pessoa (União Brasil), deputada estadual, fez suas despedidas temporárias do Plenário da Assembleia Legislativa, para cumprir licença de quatro meses, dando chance ao suplente Carlos Matos. Hoje eles são filiados ao União. Ambos também são egressos do PSDB. Matos é candidato a deputado federal, como Fernanda Pessoa.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta sexta-feira (27/05):