Presidente do PSB do Ceará, Denis Bezerra (blusa branca), ao lado de Ciro Gomes, do PDT. Foto: Reprodução/Facebook.

Apesar de ter conseguido o apoio de sete agremiações para uma eventual postulação à Presidência da República, o pré-candidato Lula (PT) deve ter dificuldades de juntar membros de todas essas legendas no Ceará.

Isso se dá porque, apesar de sinalizarem que estarão coligados com o Partido dos Trabalhadores nas eleições gerais deste ano, alguns partidos, em nível local, têm ligações fortes com o grupo liderado por Ciro Gomes, do PDT, que também pretende se lançar ao cargo de presidente.

O líder petista nacional conseguiu atrair para o seu entorno os partidos PCdoB, PV, Rede, PSOL, Solidariedade e PSB. Há peculiaridades locais na atuação de cada uma dessas legendas no Ceará. Algumas até são aliadas históricas do PT, como é caso da sigla comunista e da pessebista. No entanto, em se tratando de Ceará, elas estão alinhadas com o projeto dos irmãos Ciro e Cid Gomes.

Atualmente, o PCdoB possui apenas um deputado estadual no Ceará, Carlos Felipe, enquanto que o PSB tem três vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza, o vice-prefeito da cidade, Élcio Batista; e um deputado federal, Denis Bezerra, que está mais alinhado com as pautas de Ciro Gomes.

O Partido Verde, que é liderado por Marcelo Silva, não possui representante nas principais casas legislativas do Estado.

A Rede Sustentabilidade tem como representante apenas uma vereadora na Câmara de Fortaleza. O Solidariedade é comandado no Ceará pela família Noronha, do deputado federal Genecias Noronha, que recentemente, se filiou ao PL de Jair Bolsonaro. O partido tem como representante na Assembleia Legislativa a deputada Aderlânia Noronha.

O PSOL do Ceará, por outro lado, tem demonstrado entusiasmo com a pré-candidatura de Lula, inclusive, isso foi defendido na tribuna da Assembleia Legislativa pelo único representante da sigla na Casa, o deputado Renato Roseno. O partido possui, ainda, dois vereadores na Câmara de Fortaleza.

O Partido dos Trabalhadores, legenda do pré-candidato, por sua vez, é a maior força da coligação no Estado. Possui sete deputados estaduais, três federais, três vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza, além de comandar 29 prefeituras cearenses. É, atualmente, a segunda maior força política do Ceará.

Qual a força da coligação que apoia Lula no Ceará:

PT

29 prefeitos

sete deputados estaduais

três deputados federais

três vereadores na Câmara de Fortaleza

 

PSB

Um deputado federal

três vereadores na Câmara de Fortaleza

 

PSOL

um deputado estadual

dois vereadores na Câmara de Fortaleza

 

SD

uma deputada estadual

 

Rede

uma vereadora na Câmara de Fortaleza

 

PCdoB

um deputado estadual

 

PV

sem representação nas principais casas legislativas.