Gardel Rolim lidera a maior bancada da Câmara Municipal de Fortaleza, a base aliada do prefeito Sarto. Foto: Reprodução/Facebook

Além de ser a figura política mais próxima do dia a dia da população, o vereador tem papel fundamental em ano de eleições gerais, visto ser parte importante da base política durante os pleitos. Na campanha deste ano, como mostrado pelo Blog do Edison Silva, ao menos 23 membros da Câmara Municipal de Fortaleza estão colocando seus nomes para participar de forma efetiva da disputa de outubro próximo.

Mais da metade dos vereadores da Câmara de Fortaleza pretende disputar as eleições deste ano

De acordo com o líder do Governo no Legislativo da Capital cearense, Gardel Rolim (PDT), o mandato de vereador, por estar presente nas comunidades e escutando as pessoas nas ruas, não pode ficar de fora do debate nacional deste ano, principalmente, pelo momento de polarização e ânimos aflorados entre as principais candidaturas colocadas na disputa. Segundo ele, para além dos esforços cotidianos e problemas diários, os parlamentares têm sido puxados para o debate político-eleitoral.

O caso do Ceará é emblemático, uma vez que um dos pretensos candidatos à presidente da República, o pedetista Ciro Gomes, tem como berço político o Estado. “Nessa perspectiva, temos algo em torno de mais de 20 vereadores, mais à direita, alinhados com o presidente Bolsonaro, mais à esquerda, com o PT, e uma boa parte ligada ao Ciro. Neste momento, a gente vê muito na tribuna e nos bastidores, o debate a cerca das disputas de nível local, para deputado, e nacional. O ambiente de 2022 tem tido reflexo muito forte na Câmara Municipal”, disse.

Ainda segundo Gardel Rolim, o embate político também deve ter influência na relação dos vereadores com a gestão do prefeito Sarto, principalmente, entre os aliados. No entanto, ele destacou que o chefe do Poder Executivo tem focado na administração e debaterá eleição mais à frente. “O prefeito foca muito nas ações administrativas da cidade, que terão reflexo nas eleições. Ele vai dar o norte das campanhas para quem é vereador da base. Mas o debate eleitoral deve ficar mais para frente”.