Desde outubro de 2021, o TSE disponibiliza um espaço para receber partidos políticos e entidades interessadas para a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e de todos os programas do sistema eletrônico.  Foto: Reprodução/ TSE

Nos últimos dias, representantes da área de Tecnologia da Informação do Senado Federal estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conhecer as funcionalidades do sistema eletrônico de votação e inspecionar os códigos-fonte da urna eletrônica.

Durante a visita, técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI/TSE) forneceram diversas informações sobre a urna eletrônica e apresentaram um panorama geral do sistema eletrônico de votação brasileiro. Além disso, os representantes do Legislativo também tiveram a oportunidade de conhecer a urna desmontada e acessar os componentes que fazem o equipamento funcionar.

Os servidores da Justiça Eleitoral expuseram ainda as várias etapas que integram o processo eleitoral, destacando principalmente a confiabilidade da urna eletrônica, bem como a transparência e a segurança do sistema que garante a lisura das eleições.

O assessor de planejamento da STI, Elmano Alves, informou que o sistema eletrônico de votação tem credibilidade comprovada e que a urna eletrônica é uma das responsáveis por solucionar fraudes que existiam na época do voto em cédulas de papel. Ele destacou que “fraudar o sistema é inviável”, pois existem várias barreiras de segurança que dificultam a ação daqueles que tenham interesse em lesar de alguma forma o voto eletrônico.

O analista legislativo do Senado Federal Robson Paniago enfatizou a importância dessas ações para o fortalecimento das eleições no Brasil. Ele frisou que são primordiais iniciativas como essa. ”Vejo como um processo de construção, em que todos aprendem. Cada uma [instituição] que participa ajuda a subsidiar as ações do processo eleitoral brasileiro. É um desenvolvimento contínuo dos softwares da urna e dos outros elementos que são usados para realizar o pleito eleitoral. Percebemos que foram incorporados novos mecanismos de segurança e outros aspectos que ajudam a evitar qualquer fraude. Quanto mais gente olhar, e ainda mais próximo da eleição, aumenta-se um pouco mais a certeza [de segurança] de todo o processo das eleições”, ressaltou o servidor do Senado.

Sistema de votação

Os técnicos do Senado também foram informados sobre os programas e as ferramentas operacionais que são utilizados para o funcionamento da urna eletrônica. O chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, apresentou todo o procedimento de funcionamento do equipamento, explicando desde a emissão da zerésima até a apuração, a emissão do Boletim de Urna (BU) e o Registro Digital do Voto (RDV).

Análise dos códigos-fonte

Desde outubro de 2021, o TSE disponibiliza um espaço físico para receber partidos políticos e entidades interessadas para a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e de todos os programas do sistema eletrônico de votação que serão utilizados no pleito deste ano. O local preparado para a análise das informações funciona na Sala Multiúso, no subsolo do edifício-sede do TSE, até agosto de 2022.

Fonte: TSE