O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Inacio Cortez, foi recebido na terça-feira (19) no Palácio da Abolição pela governadora Izolda Cela, para alinhar os últimos detalhes do atendimento ampliado ao eleitor no Centro de Eventos. A ação iniciará no dia 25 de abril e será finalizada no dia do fechamento do cadastro eleitoral, 4 de maio.

Na ocasião, a governadora Izolda Cela afirmou que o Governo do Ceará apoia a mobilização do TRE-CE para o reforço do atendimento aos eleitores e às eleitoras. O desembargador Inacio Cortez agradeceu a cooperação e destacou que a medida representa mais uma oportunidade para a população buscar os serviços da Justiça Eleitoral. No entanto, reafirmou a comodidade do atendimento remoto, pelo Sistema Título Net, e esclareceu que o sistema seguirá disponível no site do TRE-CE.

Também participaram do encontro o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira; o juiz auxiliar da Presidência do TRE, Rommel Conrado; o diretor-geral do Tribunal, Hugo Pereira; a secretaria de Tecnologia da Informação, Lorena Belo; o coordenador de Atendimento ao Eleitor, Marcel Leonardo; e a assessora de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial, Aline Martins.

Atendimento ampliado

De 25/4 a 4/5 o TRE-CE ampliará o atendimento aos eleitores e às eleitoras em Fortaleza. O público interessado poderá ser atendido no Centro de Eventos, de 8 as 14 horas, exclusivamente, mediante agendamento, que pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque Eleitor 148.

O local funcionará com 80 guichês para pessoas agendadas. Para ser atendido(a), é necessário apresentar o passaporte de vacinação contra Covid com as 3 doses. Destaca-se que, nesse período, a Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, ficará fechada.

O Tribunal ressalta ainda que as mesmas operações realizadas presencialmente podem ser feitas por meio do atendimento remoto, no Título Net, no site do TRE-CE. Por meio desse sistema, a população pode, sem sair de casa, solicitar o título pela primeira vez (alistamento), transferir o domicílio eleitoral, alterar dados cadastrais, regularizar sua situação, consultar a situação e emitir multas.

Sistema Título Net

No Sistema Título Net, basta preencher o formulário com as informações pessoais e anexar os documentos solicitados. Após o preenchimento, é gerado protocolo para acompanhamento.

Na sequência, os dados são enviados imediatamente para a Zona Eleitoral correspondente e, caso estejam todos corretos, após verificação pela equipe do cartório, as informações são encaminhadas para o TSE para validação.

Para acompanhar o andamento da solicitação, basta acessar a página do Título Net, no portal do TRE-CE. É possível também solucionar dúvidas sobre o requerimento, ligando para o Disque Eleitor 148, das 7h às 14h, de segunda a sexta.

Caso tenha feito o requerimento pelo Título Net não é necessário comparecer presencialmente, nem mesmo para obter o título impresso, já que essa operação pode ser feita também de casa, na opção de imprimir o título ou através do aplicativo e-Título.

Destaca-se que a coleta biométrica continua suspensa, conforme as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eleitores(as) que perderam o prazo da biometria e estão com o título cancelado também podem regularizar sua situação através do atendimento virtual. Basta seguir o passo a passo do Sistema para reativar sua inscrição eleitoral.

Fonte: TRE-CE.