Sarto anunciou o lançamento do concurso público ao lado das gestoras da Educação municipal. Foto: Divulgação.

O prefeito Sarto deixou para encaminhar, na sexta-feira (08), para a Câmara Municipal de Fortaleza o projeto de Lei que cria 2 mil vagas para a realização de concurso público da rede municipal de ensino.

A proposta foi anunciada por ele na semana passada, e só deve iniciar tramitação após leitura da mensagem em sessão ordinária.

Na próxima semana a mensagem deve iniciar tramitação na Casa Legislativa, mas sua discussão em plenário pode ser prejudicada por conta do feriado da “Semana Santa”, que pode inviabilizar uma discussão e maior celeridade da matéria. No entanto, nas redes sociais profissionais da Educação e representantes sindicais comemoraram o envio da proposta.

No início do ano, quando Sarto esteve na Câmara Municipal, ele foi pressionado pela categoria para envio da mensagem, o que acontece no início deste mês de abril. De acordo com o chefe do Poder Executivo, logo após a aprovação no Legislativo, o edital de seleção será publicado pela Prefeitura.

“O certame é mais uma demonstração do esforço do Município em expandir a oferta de vagas e garantir a valorização profissional”, disse o prefeito Sarto.

No último mês de fevereiro, o prefeito sancionou a lei que estabelece o novo piso salarial do Magistério, garantindo um reajuste total de 33,24% no salário dos professores da rede municipal de ensino. Fortaleza foi uma das primeiras capitais a assegurar a porcentagem anunciada pelo Governo Federal.

A categoria já havia sido beneficiada com reajuste de 11% e, em seguida, o Município implementou o complemento de 22,24%, após aprovação pela Câmara de Vereadores. O incremento de 22,24% foi aplicado na folha deste mês de março, retroativo a janeiro.