Arte: DPCE.

No dia 28 de abril próximo, a Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) completa 25 anos de atuação e para celebrar a data, a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) promoverá o Seminário “Defensoria & Democracia – 25 anos de Direitos”.

O evento é destinado para Defensores e Defensoras públicas do Estado do Ceará e acontecerá durante toda a sexta-feira (28) no salão Rubi da Fábrica de Negócios, que funciona anexo ao Hotel Praia Centro, em Fortaleza.

“Esse Seminário foi pensado como uma forma de interação e de qualificação entre os Defensores e Defensoras do Estado do Ceará, trazendo nomes que possam discorrer bem sobre Democracia, Defensoria Pública e 25 anos de efetivação de Direitos. É uma data emblemática para todos nós que participamos do cotidiano da instituição que transforma a vida de inúmeras pessoas. Será um momento muito rico, inclusive porque estamos nos reencontrando, após 02 anos de restrições devido a pandemia do novo coronavírus”, explica a defensora pública Ana Mônica Anselmo de Amorim, diretora da ESDP.

A programação iniciará às 8h da manhã com o credenciamento e logo em seguida, às 10 horas, haverá a Sessão de Outorga da Medalha do Mérito Defensorial José Euclides Ferreira Gomes Júnior à primeira governadora do Estado, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, e ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão. Além disso, 13 comendas serão entregues à instituições e personalidades que participam das lutas institucionais.

O tema “Defensoria & Democracia – 25 anos de direitos” permeia a programação científica que começa às 14h. A Mesa “25 anos de Direitos – Um Resgate Necessário” terá como palestrantes o Defensor Público Geral do Rio de Janeiro e Secretário Geral do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (CONDEGE) Rodrigo Pacheco, e a Profa. Dra. Gisele Ricobom, advogada e professora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A mesa será presidida pela Defensora Pública de Segundo Grau Mônica Barroso, e tem como debatedor o Defensor Público do Ceará Leandro Bessa.

O segundo debate previsto na programação terá como tema “Democracia e Efetivação de Direitos” com o Prof. Dr. Geraldo Prado, advogado, desembargador aposentado, e a Profa. Dra. Juliana Diniz, professora da Universidade Federal do Ceará. A mesa será conduzida pela Defensora Pública Ana Mônica Amorim e terá como debatedor o Defensor Público do Rio de Janeiro, Franklyn Roger.

“Os debates deste encontro são direcionados para a nossa história e mostram como a Defensoria Pública se reinventou ao longo de todos esses anos para continuar prestando um serviço de excelência à população. Refletir sobre o legado trazido até aqui e nosso futuro é fundamental, porque quando se investe nas pessoas, na qualificação e nas trocas de experiências, sem dúvidas, isso repercute no efetivo alcance das nossas finalidades institucionais, que é oferecer um atendimento individualizado e humanizado”, destaca a defensora pública geral, Elizabeth Chagas.

Fonte: site da DPCE.