Gabriel Aguiar (PSOL) defendeu ajuda às famílias afetadas. Foto: TV Fortaleza/Blog do Edison Silva.

O vereador Gabriel Aguiar (PSOL), durante a sessão ordinária desta quarta-feira (09), criticou a ação da Prefeitura de Fortaleza em derrubar barracas de comércio informal, na Praia do Havaizinho.

Ele frisou a importância do local – Comunidade do Poço da Draga – que é uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), além de expor a situação de sofrimento e pobreza vivida por alguns dos afetados pela ação, ele fez um apelo à Prefeitura e sugeriu saídas, sem chegar a esse ponto extremo de violência.

Essa situação foi feita sem qualquer aviso ou diálogo, para que estes homens e mulheres se preparassem, e retirarem seus materiais, de forma pacífica, e, assim, evitasse prejuízos maiores. Estas pessoas vivem de empréstimos para comprar suas refeições. A situação está crítica. Os comerciantes sabiam que não poderiam ficar daquela forma e estavam dispostos a pensar numa saída pacífica“, bradou.

O socialista relembrou a ida, caminhando, junto com os comerciantes atingidos, até a Vice-Prefeitura de Fortaleza, sendo recebidos pelo vice-prefeito, Élcio Batista (PSB). Gabriel relatou a ajuda de Élcio em propor soluções provisórias a estas famílias.

“Estas famílias não precisam apenas, não só o direito de trabalhar e de ter segurança, mas devem ser ressarcidas financeiramente, com materiais e psicologicamente” – Gabriel Aguiar

O vereador do PSOL defendeu a regularização das barracas junto à Prefeitura, mas sem derrubar os pequenos espaços. Por fim, ele defendeu uma maior eficácia do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF), prevendo comércios que gerem empregos na comunidade e como devem ser desenvolvidos.

Logo depois, a vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) fez coro ao discurso do colega partidário e defendeu ações do Poder Executivo municipal para assistir à população atingida.

Veja trecho do discurso de Gabriel Aguiar: