Movimento defende igualdade de gênero nas listas sêxtuplas para escolha de vagas nos tribunais. Foto: Secom/TSE.

Mulheres advogadas de todo o país, que integram o Movimento “Paridade de Verdade”, foram recebidas em audiência na manhã desta terça-feira (15) pela ministra Maria Claudia Bucchianeri e pela secretária-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Christine Peter.

A audiência foi realizada no auditório do TSE e reuniu cerca de 50 mulheres representantes de diversas instituições e que defendem uma importante agenda para a evolução da democracia brasileira: a paridade de participação das mulheres nas diversas áreas de atuação.

Na reunião, elas pediram que seja respeitada a igualdade de gênero nas listas sêxtuplas para escolha de vagas nos tribunais reservadas ao Quinto Constitucional da advocacia.

As participantes manifestaram a importância da união e da luta coletiva para a efetivação de uma democracia paritária capaz de mitigar a realidade “opressiva e machista” existente no Brasil. Para elas, não se pode falar em advocacia e em democracia sem a presença de todas e de todos.

Maria Claudia Bucchianeri afirmou que o TSE está de portas, coração e mente abertas a essas causas e, referindo-se ao ministro Edson Fachin, ressaltou que a instituição conta com um presidente comprometido e genuinamente engajado na causa da representatividade e da inclusão. “Tenham em mim uma eterna aliada nessa causa, que antecede minha participação nesta Corte Eleitoral e certamente seguirá”, enfatizou.

Christine Peter ressaltou que o movimento pode contar com o apoio institucional e organizacional do TSE para que efetivamente a democracia, que é o objetivo maior da Justiça Eleitoral, possa ter o destino que a história do Brasil merece. “E esse destino passa necessariamente pela inclusão e efetiva representatividade das mulheres”, enfatizou.

A secretária-geral reconheceu que ainda existem muitos obstáculos pela frente, mas afirmou ser otimista de que todos serão superados pela força e pela inteligência feminina: “Estamos no trem da história e vamos ocupar todos os vagões que nos são destinados”, destacou.

Em nome do grupo, a advogada Eclair Nantes ressaltou que o acolhimento recebido no TSE amplia ainda mais a força, o entusiasmo e a determinação de todas.  “Estamos aqui para o que der e vier, pois esse é o nosso lema”, afirmou.

Além da ministra e da secretária-geral, compuseram a mesa de audiência: Clara da Mota Alves (secretária de Auditoria do TSE), Eclair Nantes (Paridade de Verdade), Raquel Tavares (Sororidade Jurídica), Lázara Carvalho (Elo-Incluir e Transformar), Rita Luz (Olhar de baixa visão) e Anne Caroline Fidelis (Advogadas de Alagoas).

Fonte: site do TSE.