Parlamentar tem encabeçado a tese de que Roberto Cláudio é o nome ideal para a disputa ao Governo. Foto: CMFor.

Um dos vereadores mais experientes da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Didi Mangueira (PDT), destacou em seu pronunciamento, na manhã desta quinta-feira (10), o papel fundamental que o apoio dos parlamentares da Casa Legislativa terá na disputa eleitoral deste ano. O pedetista lembrou do potencial de votos dos legisladores da base aliada, que podem auxiliar o postulante ao Governo do Estado no pleito de outubro.

Didi fez uma comparação entre o número de votos obtidos por vereadores de 40 dos 184 municípios cearenses, e segundo ele, a soma de todos os votos dessas localidades chega a pouco mais de 11 mil, soma inferior à média de sufrágios recebidos por parlamentares pedetistas eleitos na Capital cearense.

“A Câmara Municipal é importante no processo de escolha e de disputa eleitoral para o Governo do Estado. Temos aproximadamente 40 municípios, dos 184 existentes no Ceará, que têm abaixo de 11 mil votos. Nós temos 10 vereadores do PDT, que o menos votado foi eleito com quase nove mil votos”, lembrou.

O vereador pedetista com maior votação foi Lúcio Bruno, com 23.936 votos, sendo seguido de Júlio Brizzi com 16.424. Os dois atuaram na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio e foram apoiados por ele no pleito de 2020. Ao todo, os 10 parlamentares do PDT obtiveram pouco mais de 130 mil votos em Fortaleza.

“Olha o peso político desta Casa Legislativa. Eu vi que ali, (na reunião com o ex-prefeito Roberto Cláudio, ocorrida no início da semana) naqueles 32 vereadores presentes, estava um potencial grande. Além de conhecerem a Capital do Estado, e muitos morarem na periferia de Fortaleza, conhecerem os problemas da cidade para fazer um debate político, têm potencial de voto muito grande”, avaliou.

Ainda de acordo com ele, esse é um dado que a oposição precisa analisar, visto que a quase totalidade dos presentes em reunião com Roberto Cláudio na segunda-feira (7) passada defendiam o nome de Roberto Cláudio para governador do Estado. Ainda de acordo com ele, o PDT tem quadros relevantes para a disputa eleitoral deste ano, o que não seria a realidade de outras legendas.

Oportunidade

“Tem partido que nem nome tem. No grupo da oposição, o mais forte é o do ex-vereador Capitão Wagner. Tire o nome dele e não tem outro. No PDT, se tirar o Roberto Cláudio tem a Izolda. Se tirar os dois, tem o Mauro Filho. Se tirar o Mauro, tem o Evandro Leitão. O PDT incomoda os adversários porque tem quadros. Mas o nome desta Casa, da bancada da maioria dos vereadores, é o Roberto Cláudio, porque é preparado e está em um grande momento. O Ceará não pode perder a oportunidade de lançar o melhor nome”, defendeu.

Em resposta às falas de Didi Mangueira, o vereador Sargento Reginauro (PROS) afirmou que o PDT apresenta diversos nomes porque tem dúvidas, o que não seria o caso do PROS, que tem como único nome Capitão Wagner. “Nós não temos dúvidas, nós temos o nome e é o do Capitão Wagner. Não precisamos de um segundo. O PDT que lute com o PT para saber qual o melhor nome para combater o Wagner”, apontou.