As inscrições para o novo concurso de defensora e defensor público do Ceará estão abertas até dia 5 de abril. São ofertadas 60 vagas para a Entrância Inicial da carreira. O edital do certame, organizado pela Fundação Carlos Chagas, foi publicado no Diário Oficial da Defensoria no último dia 21 de fevereiro.

As inscrições podem ser feitas somente de maneira online, pelo site www.concursosfcc.com.br. A previsão é de que a primeira prova seja aplicada em 5 de junho deste ano.

Do total de vagas, parte delas é destinada às políticas afirmativas e de inclusão: 5% para pessoas com deficiência, 5% para indígenas, 5% para quilombolas e 20% para pessoas negras.

O concurso será composto por quatro etapas de provas e títulos: exame escrito objetivo, exame escrito dissertativo; exame oral e apresentação/análise de títulos. As três primeiras fases terão caráter tanto eliminatório quanto classificatório.

“Queremos universalizar o acesso à Defensoria nas comarcas cearenses e o concurso é mais um passo na concretização deste objetivo. Defensorar é uma missão fortemente ligada às noções dignidade, igualdade e cidadania. Estamos organizando tudo com cuidado para que os candidatos e candidatas, tenham um certame célere e eficiente. Faço votos de que nossos novos membros venham do batismo das lutas sociais, com o sangue verde para lutar pelos direitos dos mais vulneráveis”, afirma a defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas.

ISENÇÃO DE TAXA
O pedido de isenção do pagamento do valor da inscrição do concurso é feito exclusivamente pela Internet e o resultado será divulgado no dia 10 de março no site da Fundação Carlos Chagas, responsável por analisar caso a caso e emitir parecer.

DÚVIDAS
Todas as informações relacionadas ao concurso para defensoras e defensores públicos do Ceará estão disponíveis no edital. Qualquer dúvida sobre o concurso deve ser suprida diretamente com a Fundação Carlos Chagas, empresa organizadora do certame.
Contato: (11) 3723-4388
-Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas (horário de Brasília).

Fonte: site da DPGE.