O novo senador, Alexandre Silveira (PSD-MG) foi deputado federal, se apresentou como servidor de carreira e destacou ousadia e coragem para enfrentar problemas sociais e econômicos do Brasil. Foto: Reprodução/ TV Senado

Ontem, quarta-feira (2) à noite, Antonio Anastasia renunciou ao mandato de senador da República para assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Com a saída do titular, Alexandre Silveira (PSD-MG) assumiu o mandato ontem (2). Em seu discurso de posse, Silveira, que foi deputado federal, se apresentou como servidor de carreira e destacou a necessidade de “ousadia e coragem” para enfrentar problemas sociais e econômicos do Brasil.

Anastasia destacou durante seu discurso de renúncia que Silveira é ”um dos líderes políticos jovens, de mais energia”, afirmando que foi seu secretário de Estado em duas pastas de alta complexidade. ”Confesso aos meus pares senadores, nunca vi pessoa mais operosa, com mais energia, mais dedicação”, contou o ex-senador.

TCU

Hoje (3), o Tribunal de Contas da União (TCU) realiza a posse de seu novo ministro, Antônio Anastasia. O evento ocorrerá na sede do TCU, em Brasília, e será restrito a convidados.

Profissionais da imprensa podem acompanhar a cerimônia por meio do canal do TCU ou pelo Microsoft Teams.

Antônio Anastasia foi indicado pelo Senado Federal para assumir a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Raimundo Carreiro. O novo ministro, nascido em Belo Horizonte (MG), é graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Anastasia atuou como ministro do trabalho durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1998) e foi vice-governador (2007-2010) e governador (2010-2014) do Estado de Minas Gerais. Assumiu o cargo de senador da República em fevereiro de 2015, tornando-se vice-presidente da Casa de 2019 até 2021.

Com informações do Senado Federal e TCU