Adelita é natural de Limoeiro do Norte, feminista, comunicadora popular, artesã e iniciou sua atuação política aos 15 anos de idade nas pastorais de juventude da igreja católica. Foto: Divulgação.

O Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se reuniu na tarde deste sábado (05), e aprovou a pré-candidatura de Adelita Monteiro na corrida eleitoral para Governo do Estado do Ceará.

A pré-candidata tem como missão convocar os partidos, movimentos sociais e setores da sociedade civil organizada para a construção da unidade das esquerdas.

“Além disso, a pré-candidatura estimulará debates programáticos que resultem em propostas concretas para transformar a vida do povo cearense, tendo como eixo principal o combate às desigualdades sociais em um estado com forte concentração de riqueza, fazendo do Ceará um dos estados mais desiguais do país”, diz o partido em nota.

 

“Ela é o nome do PSOL no Ceará. Não terá outro nome. O processo de unidade do campo da esquerda no Ceará para derrotar o Capitão Wagner e o Bolsonaro é nossa prioridade. E Adelita estará a serviço desse debate”, disse ao Blog do Edison Silva, o presidente da legenda, Alexandre Uchoa.

O partido também aprovou Resolução que garantirá paridade de gênero nas suas chapas proporcionais para Deputada Federal e Deputada Estadual, “avançando na construção das condições necessárias ao urgente crescimento da participação das mulheres na vida pública e nos espaços de poder”.

“Com o propósito de fortalecer o campo da esquerda elegendo bancadas para a Assembleia Legislativa, Câmara de Deputados e Senado, o Psol reafirma a importância de ter no Ceará um conjunto de candidaturas que representem aquelas que tiveram sua voz historicamente silenciada: Mulheres, negritude, lgbtqia+, assim como reafirme a importância de políticas públicas voltadas para educação, saúde, meio ambiente, geração de emprego, moradia, inclusão digital e demais pautas fundamentais do nosso tempo”, diz o comunicado.

Perfil

Adelita Monteiro é feminista, comunicadora popular, artesã e iniciou sua atuação política aos 15 anos de idade nas pastorais de juventude da igreja católica. Natural de Limoeiro do Norte, na infância mudou-se com a família para a capital, mais precisamente para o bairro Granja Portugal na região do grande Bom Jardim.