Pelo menos dez deputados participaram de coletiva de imprensa em solidariedade a André Fernandes, inclusive, alguns seus adversários políticos. Foto: Divulgação.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), ao lado de alguns outros deputados, afirmou ser grave a denúncia feita pelo deputado André Fernandes (PL) de que teria sofrido atentado à bala, na noite de segunda-feira (07) no interior cearense. O chefe do Poder Legislativo se reuniu com alguns parlamentares, nesta terça-feira (08), e disse que a Casa vai disponibilizar segurança a Fernandes.

De acordo com a denúncia feita por André Fernandes, ele estaria na estrada, a caminho de Jati, onde o presidente Jair Bolsonaro compareceria nesta manhã para visitar parte da obra da Transposição de águas do Rio São Francisco. Durante o percurso, já em Solonópole, o deputado afirma que seu veículo foi atingido por pelo menos sete disparos de arma de fogo. O carro é blindado e por isso, talvez, ele e os acompanhantes não terem sido atingidos.

Deputado André Fernandes registra BO após ter carro alvejado por tiros em Solonópole-CE

Durante coletiva de imprensa, junto com nove outros companheiros, Evandro Leitão definiu o caso como “extremamente grave”, e se solidarizou com o parlamentar. “Trata-se de um caso extremamente grave e por isso fizemos questão de conversar com a imprensa e dizer que a AL não está de braços cruzados, e que jamais deixaríamos de acolher um parlamentar em um momento como esse”, afirmou.

Evandro Leitão informou que disponibilizou profissionais do setor de segurança da Casa para o deputado André Fernandes, durante a apuração dos fatos. Ele informou ainda que a Secretaria de Segurança e Defesa Social já está investigando o caso para identificar e punir o ato criminoso, por determinação do governador Camilo Santana.

Em postagem realizada nas redes sociais, Fernandes criticou o governador do Estado pela falta de agentes para garantir sua segurança. “O governador continua negando o meu direito de ter seguranças, mesmo com as inúmeras ameaças que venho recebendo”.

Durante entrevista coletiva, Evandro Leitão explicou que já havia colocado este tipo de serviço à disposição do parlamentar.

“Esse caso tem que ser esclarecido por se tratar de um ato extremamente grave. Precisamos dizer que a Assembleia não está de braços cruzados. Não queremos passar a mão na cabeça de nenhum deputado, mas não tem como a gente não acolher o parlamentar. Pedimos celeridade para que o caso seja esclarecido”, disse Evandro.

Veja trecho da entrevista coletiva do presidente da Assembleia Legislativa:

Investigado

Um dos principais críticos de André Fernandes na Assembleia Legislativa, o deputado Osmar Baquit (PDT), que esteve presente na coletiva, considerou que esse momento “não é de diferença política”. “Ocorreu um grave atentado contra um dos parlamentares cearenses, um crime que será investigado e, em breve, teremos novas informações”.

Para o deputado Leonardo Araújo (MDB) “não interessa se foi uma tentativa de assalto ou um crime relacionado a seu mandato parlamentar. Foi um atentado contra um representante do povo e isso requer uma investigação efetiva com resultados e punição dos criminosos”.

Em suas redes sociais, o governador do Estado, Camilo Santana, também se manifestou a respeito do ocorrido. Ele afirmou ter determinado uma “rigorosa investigação” do caso dos tiros disparados contra o carro do deputado. Citou também uma chacina ocorrida em Juazeiro do Norte e o assassinato de um blogueiro no bairro do Pirambu, em Fortaleza.