A Organização Internacional de Normalização – ISO (Internacional Organization for Standardization) tem sede em Genebra, na Suíça. Arte: Reprodução.

O Poder Legislativo do Ceará conquistou, novamente, em 2021, a certificação NBR ISO 9001:2015, por meio da célula de Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), da Diretoria Legislativa.

Após auditoria, a AL obteve a certificação, que atesta a qualidade das organizações que mantêm efetivos Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ) e reconhece que a instituição certificada tem compromisso com a busca da eficiência em seus processos.

Apesar do período de dificuldades enfrentadas durante a pandemia, que impôs limitações à normalidade das atividades, a Casa Legislativa conseguiu manter o padrão de qualidade das suas atividades e renovou a certificação internacional.

O diretor legislativo, Fabrício Machado, ressaltou a necessidade de incorporar a avaliação de todas as ações da CTLegis que venham a impactar os resultados dos trabalhos da Casa, considerando a necessidade de seguir os requisitos da Norma ISO e do próprio Poder Legislativo.

“Temos a convicção de que obter uma certificação é importantíssimo. No entanto, mantê-la requer constante trabalho; ações planejadas com definição de prazos, de responsabilidades, de monitoramento contínuo, para que possamos manter a excelência dos serviços prestados aos deputados e gestores da Assembleia”, observou.

Nesse sentido, Fabrício Machado direciona alguns ajustes no planejamento das atividades do escopo CTLegis para 2022, com a finalidade de contemplar, além de novas ações, a continuidade de alguns projetos que estavam em cursos em 2021, a exemplo da comunicação com o cliente prevista na ISO 9001 e a Fase II do Projeto Consultorias Municipais.

De acordo com a orientadora da Consultoria Técnica Legislativa, Erliene Vale, o planejamento 2022 da CTLegis será submetido à aprovação do diretor legislativo, antes mesmo de sua execução. O projeto, segundo ela, foi elaborado com a participação da equipe de colaboradores, por meio de reuniões de trabalho realizadas no último mês de janeiro.

Ainda conforme Erliene Vale, foram utilizadas ferramentas de gestão participativa para que todos pudessem colaborar e, assim, fortalecer o espírito de equipe, visando atender as expectativas da Casa Legislativa, razão de ser do trabalho da CTLegis.

“Faz parte da cultura da CTLegis o compromisso com a melhoria contínua e, para que isso aconteça, é imprescindível compreender possíveis erros do passado para prospectar o futuro com mais assertividade”, acrescentou.

CERTIFICAÇÃO

A Organização Internacional de Normalização – ISO (Internacional Organization for Standardization) tem sede em Genebra, na Suíça. No Brasil, ela é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Seu objetivo é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países, de forma a facilitar o comércio internacional.

A NBR ISO 9001 é a norma de qualidade mais conhecida no mundo, e seu certificado é o reconhecimento de que a instituição certificada tem compromisso com a busca da eficiência em seus processos, com o planejamento de suas atividades, com a qualidade de seus serviços e, acima de tudo, com a satisfação de seus clientes.

Fonte: ALECE.