Penitenciária de Itaitinga/CE. Foto: Gov.Ce.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense, nesta terça-feira, 22 de fevereiro, começou tratando de um contrato da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania – AMC de Fortaleza, que paga pouco mais de um milhão de reais, por mês, pelo serviço de engenharia consultiva de trânsito.

O contrato, firmado com um consórcio formado por duas empresas – Transitar Engenharia e Consultoria Ltda e Atlanta Tecnologia de Informação Ltda, recebeu um aditivo para prorrogação por um período de 12 meses, a fim de dar continuidade ao trabalho, que consiste na análise e elaboração de melhorias no sistema viário do município de Fortaleza, com foco no aumento e manutenção da segurança viária.

Também inclui o serviço de apoio ao gerenciamento de dados de acidentes de trânsito, fatores de risco e dados de tráfego, serviços de consultoria e elaboração de estudos, análises técnicas e projeto de alterações do sistema viário e, equipamentos eletrônicos mapeadores de sinalização vertical e de contagem de tráfego com pesagem estatística, visando atender as necessidades da AMC.

O valor do contrato é de R$ 12.400.000,00 (doze milhões e quatrocentos mil reais) pelo período de 12 meses, pouco mais de um milhão por mês.

O Estado do Ceará está exportando suas técnicas e conhecimentos sobre a ação aplicada no Sistema Penitenciário local. O governador, segundo documentos conhecidos na segunda-feira (21), assinou convênios com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e com o governador do Acre, Gladson de Lima Cameli (Progressistas), com este objetivo.

Com Pernambuco, constitui objeto do acordo de cooperação técnica, o compartilhamento de profissionais da área para atuarem no sistema penitenciário daquele Estado, fundamentado na necessidade de supri-lo nesse momento de instabilidade, permitindo também o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de atividade de capacitação.

Já o convênio com o Acre vai permitir tanto a atuação de profissionais daqui, no sistema penitenciário de lá como também o Ceará pode receber profissionais de lá para atuarem aqui.

O constrangimento causado pela ordem judicial para exonerar Ilário Marques (PT) do secretariado do prefeito José Sarto (PDT) poderia ter sido evitado, segundo o jornalista Edison Silva. Sarto poderia ter impedido este constrangimento ao não nomeá-lo e o PT em não indicá-lo. Ilário responde por ações criminais na Justiça cearense e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Antes, o petista já atuava em cargo comissionado no Governo do Estado do Ceará – no início da segunda gestão de Camilo Santana, o governador já havia exonerado o ex-deputado Dedé Teixeira (PT) pelas mesmas irregularidades. Até o momento, o ex-prefeito de Quixadá não foi exonerado. 

Na coluna Política do Estadão, desta terça-feira (21), duas notas tratam da relação de Ciro Gomes (PDT) com a ex-senadora Marina Silva (Rede). Ela será consultora do presidenciável da área do Meio Ambiente e descarta a possibilidade de ser vice-presidente, segundo a nota, por conta do marqueteiro da campanha de Ciro, João Santana, a quem ela acusa de ter sido o responsável pelas agressões recebidas na última campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT), que Santana comandou.

O PSB quedou-se ao PT, depois que os petistas resolveram lançar a candidatura do senador Fabiano Contarato, um recém-filiado do partido, ao Governo do Espírito Santo, concorrendo contra a reeleição de um filiado histórico do PSB, Renato Casagrande.

Nessa segunda-feira (21), o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que exigia ser candidato a governador com o apoio do PT, disse que quem escolherá o candidato da aliança PT-PSB em São Paulo será o ex-presidente Lula, como registra o Jornal O Globo.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu mesmo que haverá aumento para o pessoal da Polícia Rodoviária Federal. Recentemente, ele chegou a titubear quanto à promessa, que havia sido feita no ano passado, por conta de uma reação de servidores federais, ameaçando paralisar as atividades.

Agora, pedindo compreensão aos servidores das demais categorias, ele confirma o aumento. O ministro Paulo Guedes, da Economia, em entrevista à Jovem Pan TV, posicionou-se contrário a qualquer aumento de servidores, mas foi vencido.

Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para um período de, aproximadamente, seis meses, tempo restante de sua permanência como integrante daquela Corte. 

O seu vice é o ministro Alexandre de Moraes, que o sucederá em agosto, para comandar a parte final do processo eleitoral deste ano, que elegerá o presidente da República, governadores, um terço de senadores e todos os deputados federais estaduais.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo após o programa “É Tempo de Bola”.​

Assista ao programa desta terça-feira (22/02):