Dayany Bittencourt, Capitão Wagner, Apóstolo Luiz Henrique e Bispa Vanessa, em Israel, durante evento religioso. Foto: Reprodução/Instagram.

O deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (PP), presidente da Igreja do Senhor Jesus, voltou a Israel nesta semana, e levou em sua comitiva o deputado federal e pré-candidato a governador do Ceará, Capitão Wagner (PROS), e sua esposa, Dayany Bittencourt (Republicanos), pré-candidata a deputada federal.

Em 2019, conforme mostrou o Blog do Edison Silva, o parlamentar e líder religioso realizou incursões ao Estado israelense bem como a Dubai, mas registrou nas atas da Assembleia Legislativa que estava em “missão especial”.

Deputado vai para Dubai e Israel mas nas atas das sessões da Assembleia constam que ele estava em “Missão Especial”

Desta vez, apesar de também ter viajado para outro país durante realização normal das sessões ordinárias na Casa Legislativa, o parlamentar tem como justificativa a participação das reuniões de forma remota, uma vez que o Legislativo estadual ainda está realizando suas atividades de forma híbrida, ou seja, o parlamentar pode estar em qualquer lugar do planeta, e registrar presença nas plenárias, ainda que não permaneça durante todo o horário do encontro.

Apóstolo Luiz Henrique e a esposa, a Bispa Vanessa Lima (PSD), também pré-candidata a deputada federal, tinham marcado retorno a Israel para 2020, porém, com a pandemia do novo coronavírus, os dois tiveram que adiar os planos. A surpresa, dessa vez, foi a presença de Capitão Wagner, principal representante da oposição no Estado na comitiva de Henrique. Em suas redes sociais, Wagner comemorou o acontecimento ao lado da esposa.

“21 anos de casados e estamos renovando os nossos votos na Terra Santa, ao lado do Mar da Galileia. É motivo de alegria renovar nosso compromisso com Deus”, publicou Capitão Wagner em suas redes sociais. O evento contou com a presença de outros casais, que assim como ele, estão no País do Oriente Médio para “renovar laços matrimoniais”.

Capitão Wagner tem conversado com Apóstolo Luiz Henrique e acredita que o parlamentar, que hoje faz parte da base aliada de Camilo Santana, possa ingressar no União Brasil, sob o comando da oposição. Recentemente, Henrique recebeu o presidenciável Ciro Gomes (PDT) em sua igreja, e foi criticado por líderes religiosos alinhados com o presidente Jair Bolsonaro.

Em 2019, conforme publicado no Blog do Edison Silva, Apóstolo Luiz Henrique fez uma viagem internacional de 10 dias, sendo três em Dubai e sete em Israel, embarcando no dia 29 de novembro e retornando no dia 11 de dezembro. Durante esse período, na Assembleia Legislativa, sua assessoria registrava que ele se encontrava em “Missão Especial”.

“Missão Especial”

Missão Especial é quando o parlamentar está fora das atividades da sede do Poder Legislativo, e se encontra participando de algum evento referente ao seu mandato como deputado estadual, o que não foi o caso em questão. Na ocasião, a Casa discutia mudanças na Previdência Social do Estado, e Henrique foi um dos que não participaram das reuniões com Camilo Santana sobre o projeto.

Devido a publicação do Blog do Edison Silva, o parlamentar enviou memorando ao Departamento Legislativo da Casa solicitando que fosse desconsiderado documentação anterior em que justificava ausência por motivo “missão especial”.