Ato de filiação contou com as presenças de deputados federais, estaduais, vereadores e lideranças do PT. Foto: Divulgação.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) foi a sigla que mais perdeu prefeitos (quatro) para o Partido dos Trabalhadores (PT), que durante ato de filiação, confirmou, na manhã desta quinta-feira (13), o ingresso de 12 gestores municipais do Ceará à sigla petista.

Desta forma, a agremiação passa a ser a segunda maior força partidária do Estado, ficando atrás apenas da própria agremiação pedetista.

O Partido Liberal (PL), que em 2020 elegeu 13 prefeitos no Ceará, foi a segunda sigla a perder mais nomes para o PT. Três deles ingressaram no partido do governador Camilo Santana.

O PL deve passar por uma transformação de rumos nas próximas semanas, com a chegada do grupo bolsonarista ao comando da legenda. Dessa forma, é provável que muitos prefeitos deixem seus quadros, uma vez que têm fortes ligações coma base governista.

Outros partidos que perderam representantes nas prefeituras municipais cearenses foram o PCdoB e o Republicanos, que elegeram apenas dois gestores em 2020. Cada uma dessas siglas perdeu um prefeito para o PT. Já o PSOL, que elegeu apenas Edson Veriato, em Potengi, não terá mais representação nas gestões do Executivo Municipal. Também se filiaram ao PT prefeitos que foram eleitos pelo PSB e MDB.

Em 2020, com 28 prefeitos eleitos, o Partido Social Democrático (PSD), comandado no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, se tornou a segunda maior força partidária no Estado, o que era recorrentemente citado por ele como um trunfo de sua gestão à frente da legenda. No entanto, com os novos 12 prefeitos, o PT passa a ter 29 nomes nas prefeituras cearense, desbancando, temporariamente, o PSD do segundo lugar.

A movimentação de filiação de prefeitos ao Partido dos Trabalhadores foi acordada pelo governador Camilo Santana, com as principais lideranças petistas no Estado, bem como com a anuência do senador Cid Gomes, líder do PDT no Ceará e forte influência na base governista. Conforme o Blog do Edison Silva adiantou, em coluna publicada na noite de quarta-feira (12), há um movimento na base governista para impedir que o PSD indique o candidato a vice-governador, e o crescimento da representatividade petista nos executivos municipais vai ao encontro da constatação feita.

No encontro que confirmou a filiação dos prefeitos ao PT estiveram presentes os deputados federais José Nobre Guimarães e José Airton Cirilo, este, até pouco tempo, era um entusiasta de candidatura própria do PT ao Governo do Estado.

Veja trecho do discurso de Zé Airton Cirilo:

 

A bancada do PT na Assembleia Legislativa também compareceu, assim como alguns vereadores de Fortaleza, dentre eles o presidente da executiva municipal, Guilherme Sampaio.

Prefeitos

Os prefeitos que se filiaram ao PT foram: Joerly Vitor (Aratuba), João Luiz (Campos Sales), Wilamar Palácio (Cariús), Marcondes Jucá (Choró), Chico Cordeiro (General Sampaio), Franzé Carneiro (Ibicuitinga), Elias do Sargento (Jaguaruana), Aniziario Costa (Jardim), Dr Rafael (Penaforte), Edson Veriato (Potengi), Marcondes Ferraz (Saboeiro), “Meu Deus” (Santana do Acaraú).

Prefeitos que já estavam filiados ao PT: Afonso Tavares (Abaiara), Dariomar (Altaneira), Iris Maria (Apuiarés), Dr. Alexandre Félix (Ararendá), Zé Ailton Brasil (Crato), Amaro Pereira (Ipaporanga), Celso Gomes (Iracema), Felipe Pinheiro (Itapipoca), Isaac Júnior (Mauriti), Herton Alves (Meruoca), Wanderley Nogueira (Morada Nova), Jerônimo Brandão (Morrinhos), Dr. Marcos (Pacoti), Carlos Antônio (Poranga), Adil Júnior (Quixelô), Toinho do Banco (Quixeré) e Branco do Angelim (Uruburetama).

 

Partidos que perderam prefeitos para o PT:

PDT

Marcondes Ferraz (Saboeiro)
Franzé Carneiro (Ibicuitinga)
João Luiz (Campos Sales)
Chico Cordeiro (General Sampaio)

PL
“Meu Deus” (Santana do Acaraú)
Wilamar Palácio (Cariús)
Marcondes Jucá (Choró)

PSOL
Edson Veriato (Potengi)

PCdoB
Elias Sargento (Jaguaruana)

PSB
Aniziário Costa (Jardim)

MDB
Rafael Ferreira (Penaforte)

Republicanos
Joerly Vitor (Aratuba)