Ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques. Foto: PMQ.

O ato de nomeação do ex-prefeito de Quixadá, José Ilário Gonçalves Marques (PT), para o cargo de Secretário Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza, foi publicado só na noite de sexta-feira (07), embora ainda à tarde do mesmo dia o prefeito José Sarto, ao lado do presidente estadual do PT e outros, já o tenha apresentado como o titular da Pasta que era ocupada pelo ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho (PDT).

Antes da publicação da nomeação, o governador Camilo Santana (PT) havia exonerado Ilário do cargo de Secretário Executivo de Políticas sobre Drogas dos quadros da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. Este Ato está datado do dia 6 de janeiro, mas só foi publicado também na sexta-feira (07) no Diário Oficial.

Leia os dois atos:

PODER EXECUTIVO
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR, a Pedido, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei nº 9.826, de 14 de maio de 1974, JOSE ILARIO GONCALVES MARQUES, do cargo de provimento em comissão de Secretário Executivo de Políticas sobre Drogas, integrante da estrutura organizacional da(o) SECRETARIA DE PROTEÇÃO SOCIAL, JUSTIÇA, CIDADANIA, MULHERES E DIREITOS HUMANOS, a partir de 06 de Janeiro de 2022. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, Fortaleza, 07 de janeiro de 2022. Camilo Sobreira de Santana GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

ATO 0069/2022 – GABPREF – O PREFEITO MUNICIPAL DE FORTALEZA, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE nomear, nos termos do art. 11, item II da Lei nº 6.794, de 27.12.1990, do Estatuto dos Servidores do Município de Fortaleza, publicado no DOM nº 9.526 – Suplemento de 02.01.1991, JOSÉ ILÁRIO GONÇALVES MARQUES, para exercer o cargo em comissão de SECRETÁRIO MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, simbologia S-1, integrante da estrutura administrativa do(a) SECRETARIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, a partir de 07/01/2022. José Sarto Nogueira Moreira – PREFEITO DE FORTALEZA.

57 processos

O site ESCAVADOR, especializado em registro de processos no Judiciário brasileiro, diz: “De acordo com os dados indexados: José Ilário Gonçalves Marques possui 57 processos indexados, até então, pelo Escavador. Com 52 processos no Estado do Ceará, além de 4 processos no Brasil. Desses processos, Ricardo Jose Araújo Silveira Prefeito foi a parte que mais apareceu, totalizando 6 ou mais processos, seguida por Ministério Público do Estado do Ceará com 6 ou mais processos”.

A quase totalidade dos processos a que responde Ilário é na esfera criminal, relacionada a desvio de recursos da Prefeitura de Quixadá, nas gestões que comandou. Alguns deles estão em grau de recurso no Superior Tribunal de Justiça e outros tribunais como o de Justiça do Estado do Ceará.

A posse de Ilário Marques no novo cargo ocorreu um pouco antes da publicação do ato e contou com a participação de políticos, como os seus correligionários do PT, deputado estadual Moisés Braz (PT); o presidente estadual do PT/CE, Antônio Filho; e Socorro França, a secretária estadual de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), com quem Ilário trabalhava. Socorro já foi Procuradora-geral de Justiça do Ceará.

É uma tarefa que, face ao aprofundamento da crise social e econômica na qual o País está mergulhado com a pandemia. As políticas públicas devem ser sensíveis e elaborar, junto com a sociedade civil, um trabalho intersetorial que realmente alcance as pessoas mais vulneráveis e que precisam de acolhimento“, dissertou o novo secretário.

Ilário Marques foi derrotado, em 2020, quando tentava ser reeleito Prefeito de Quixadá. Chegou a ser afastado do cargo por vários meses, acusado de desvio de recursos públicos. A acusação do Ministério Pública e a busca e apreensão feita na Prefeitura de Quixadá e na casa do ex-prefeito, motivaram o alongamento do seu afastamento do cargo de prefeito.

Ele também responde a outros processos por suspeita de desvio de recursos da Prefeitura de Quixadá. Já foi deputado estadual, sendo um dos parlamentares que participaram da elaboração da Constituição Estadual, em 1989. Também já assumiu como suplente de deputado federal.